Entre sem bater - Tina Turner - Mulher Negra

Entre sem bater – Tina Turner – Mulher Negra

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Certamente, não é preciso dizer muito sobre Tina Turner, simplesmente, uma “Mulher Negra“, entre as melhores.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Tina Turner

Tina Turner não foi somente a primeira mulher negra a lotar um estádio de futebol. Dentre as excelentes artistas negras da história da música, foi a primeira a ter premiações e reconhecimento global. Uma mulher negra com história excepcional e que soube superar enormes dificuldades na sua vida e carreira.

Tina Turner (nascida Anna Mae Bullock ; 26 de novembro de 1939 – 24 de maio de 2023) foi uma cantora suíça nascida nos Estados Unidos. Conhecida por alguns setores musicais como a ” Rainha do Rock ‘n’ Roll “, cantava Soul, Rhythm & Blues e música Pop. Ganhou destaque como vocalista do Ike & Tina Turner Revue antes de lançar uma carreira solo. Foi uma cantora, arranjadora, dançarina, atriz e autora, cuja carreira durou mais de meio século. Ganhou reconhecimento e inúmeros prêmios. Vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo, sendo uma das artistas com mais vendas  de todos os tempos. Recebeu 12 Grammy , que incluem oito prêmios competitivos, três prêmios Grammy Hall of Fame e um Lifetime Achievement Award. Foi a primeira artista negra e a primeira mulher a estar na capa da revista Rolling Stone. A Rolling Stone a classificou entre os 100 maiores artistas de todos os tempos e os 100 maiores cantores de todos os tempos. Recebeu honrarias em diversas instâncias de arte e cultura. Embora nascida e criada no sul dos Estados Unidos, optou pela cidadania suíça, abrindo mão da cidadania estadunidense.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Mulher Negra

Tina Turner era uma mulher negra e artista, portanto, mais uma cantora e artista com histórias de sofrimento e muita luta. Desde que iniciou na carreira, após a passagem pelos cantos em igrejas, teve a parceria conturbada com Ike Turner. Soube superar todos os obstáculos e tornou-se uma pop star, mesmo com os preconceitos de toda ordem.

Como se não bastasse as adversidades de sua raça, cor da pele e origem social, num país com práticas condenáveis de racismo, venceu.

Contudo, sua morte provocou frisson e muita polêmica. Surpreendentemente, recebeu título de “Rainha do Rock ‘n’ Roll” sendo que não era este ritmo musical constante em seu repertório.

Diva

Anteriormente, num texto neste Blog ( Top 5 das Vozes Femininas ), coloquei Tina Turner entre as melhores. A lista, em ordem alfabética para não cometer muita injustiça, poderia tê-la no Top 3. Ela dizia que suas músicas falavam mais sobre ela e, assim sendo, tocavam as pessoas.

Com toda a certeza, muito do que ela dizia nas entrevistas e em reportagens, podem ser lições de vida, assim como nas letras das músicas.

A diva Tina Turner tornou-se imortal, e a forma como gostaria que as pessoas lembrassem dela reflete toda uma personalidade forte e coletiva.

Como a primeira mulher negra a lotar um estádio de futebol. Esse é um desejo meu. Isso não foi feito. Janis Joplin fez isso pelas garotas brancas. Eu quero fazer isso pelos negros.” Tina Turner – Abril de 1985)

Reprodução: Internet

 

Imagem: Entre sem bater – Tina Turner – Mulher Negra

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário