Entre sem bater - José Mujica - Desafio Enganoso

Entre sem bater – Pepe Mujica – Desafio Enganoso

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Pepe Mujica é dos poucos políticos que alinha seu discurso à suas práticas, mesmo com este ou aquele “Desafio Enganoso“.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Pepe Mujica

Escrever emitindo uma opinião, a partir de uma frase de qualquer político, é sempre algo de altíssimo risco. Entretanto, as frases e pensamentos de Pepe Mujica, em muitos temas, torna a ideia e opinião mais fácil. Desse modo, a frase em questão ressalta o desafio enganoso no qual avançamos sem nenhuma reflexão.

José Alberto ” Pepe ” Mujica Cordano ( nascido em 20 de maio de 1935 ) é um político uruguaio, ex-revolucionário e fazendeiro. Serviu como o 40º presidente do Uruguai de 2010 a 2015, dentre outras posições na política. Ex-guerrilheiro do Tupamaros, foi torturado e preso por 14 anos durante a ditadura militar nas décadas de 1970 e 1980. Integrante da coligação Frente Ampla de partidos de esquerda, Mujica foi ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca de 2005 a 2008 e senador logo após. Como candidato da Frente Ampla, venceu as eleições presidenciais de 2009 e tomou posse como presidente em 1º de março de 2010. Foi Segundo Cavalheiro do Uruguai de 13 de setembro de 2017 a 1º de março de 2020, quando sua esposa Lucia Topolansky foi vice-presidente sob o comando de seu aliado, Tabaré Vázquez.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Desafio Enganoso

Sem dúvida, vivemos um eterno e diário desafio enganoso. A mentira e as meias-verdades(1) ganham mais espaço e inibem qualquer reflexão. A ditadura das redes sociais parece ter a sua criação nos moldes e modelos para a perversão dos desafios, de forma enganadora.

O pensamento completo de Mujica deve ir além da frase em destaque, é importante uma reflexão completa da ideia.

“Nossa civilização montou um desafio enganoso e, à medida que avançamos, não é possível que todos alcancem esse objetivo. De fato, nossa cultura é cada vez mais impulsionada pela acumulação e pelas forças do mercado. É-nos prometida uma vida de gastos e esbanjamento; na verdade, é uma contagem regressiva contra a natureza e contra a futura humanidade. É uma civilização contra a simplicidade, contra a sobriedade, contra todos os ciclos naturais; É uma civilização contra a liberdade, que requer tempo para vivenciar as relações humanas e as coisas mais importantes: amor, amizade, aventura, solidariedade e família.”

Pepe Mujica – Discurso à Assembleia Geral da ONU – 2013

Tempos modernos

Os efeitos do “desafio enganoso” sobre as pessoas por meio das redes sociais e influencers manipuladores são extremamente prejudiciais. É provável que as consequências negativas para a saúde mental, a autoestima e outros aspectos não tenham a devida percepção das pessoas.

As redes sociais tornaram-se uma parte intrínseca da vida moderna, sem nenhum retorno nos próximos “quilômetros”. Elas oferecem migalhas para que as pessoas se conectem, compartilhem suas vidas e obtenham pseudoinformações. No entanto, com o crescimento dos influencers alimentaram os tais desafios enganosos. Em outras palavras, onde influencers manipuladores podem promover informações falsas, com objetivos obscuros, haverá o engano.

Comportamentos Pessoais

Um dos efeitos mais evidentes do desafio enganoso é a influência negativa na autoestima das pessoas. Manipuladores projetam um estilo de vida aparentemente perfeito e outras conquistas, criando uma comparação constante com a vida real. Essas comparações levam a sentimentos de inadequação, baixa autoestima e até mesmo depressão.

Além disso, os desafios enganosos podem promover padrões de beleza irreais e inatingíveis. Muitos, nas redes sociais, utilizam técnicas de edição de fotos, filtros e ângulos específicos para distorcer, criminosamente, a realidade. Isso cria uma pressão social, levando a comportamentos prejudiciais, como dietas extremas, distúrbios alimentares e cirurgias plásticas.

Desse modo, como previu Mujica na sua frase e pensamento original, atuamos contra o futuro da natureza.

Fake News

Como se não bastasse, outro efeito preocupante é a disseminação de informações falsas ou distorcidas. Influencers e pessoas que utilizam o “apelo da autoridade” tornam tudo uma verdadeira obediência cega(2) mortal. Desse modo, levam as pessoas a acreditarem em algo que pode ser prejudicial para sua saúde física e mental a partir de mentiras.

Essa disseminação de informações falsas também pode ter um impacto significativo na tomada de decisões das pessoas. Com tantas opções e opiniões disponíveis nas redes sociais, é fácil se perder em meio a desinformação. Certamente, muitos se aproveitam dessa confusão para promoverem produtos ou serviços duvidosos. Desse modo, as pessoas gastam dinheiro em algo que pode não ser eficaz ou seguro.

Além disso, uma perda de confiança nas redes sociais e na mídia em geral nem sempre provoca resultados evolutivos para as pessoas. Quando expostas repetidamente a informações falsas ou distorcidas, ocorre uma descrença generalizada em relação a qualquer conteúdo ou ideia. Isso cria um ambiente propício para a propagação de teorias da conspiração e o surgimento de bolhas de informação. Desse modo, as pessoas ficam isoladas em suas próprias crenças, dogmas e até nas opiniões de segunda mão(3).

Futuro

Para combater os efeitos perniciosos deste comportamento errático, é fundamental promover o pensamento crítico. As pessoas precisam de educação para aprender a ler, refletir, verificar fontes e reconhecer as táticas manipuladoras que dominam nossas vidas. Além disso, seria importante regular a publicidade nas redes sociais e responsabilizar plataformas que abrigam ações enganosas.

As redes sociais têm o potencial de serem uma força positiva na vida das pessoas, oferecendo conexões significativas e informações úteis. Entretanto, é necessário promover uma cultura de transparência, honestidade e responsabilidade nas plataformas digitais. Desta forma, poderemos minimizar os efeitos negativos e criar um ambiente online saudável e confiável.

Em suma, fico imaginando se civilizações antigas pereceram sem que houvesse algum tipo de desafio enganoso. Por outro lado, penso que os desafios traiçoeiros é que colocaram as civilizações em extinção.

Será que a nossa civilização tecnológica conseguirá sobreviver?

 

(1) “Entre sem bater – Alfred North Whitehead – Meia-verdade

(2) “Entre sem bater – Albert Einstein – Obediência Cega

(3) “Entre sem bater – Mark Twain – Segunda Mão

 

Imagem: Entre sem bater – Pepe Mujica – Desafio Enganoso

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que se tornam erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário