Entre sem bater - Chuck Berry - Rock and Roll

Entre sem bater – Chuck Berry – Rock and Roll

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. É provável que Chuck Berry não imaginasse a vida longa que o “Rock and Roll” e sua frase teriam.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Chuck Berry

A música é uma coisa extraordinária que supera barreiras e preconceitos ( há limites ! ). Chuck Berry, na sua música “School Day“, tem uma estrofe que exprime toda a alma da música e do Rock. Alguns artistas são ícones, como Tina Turner(1), que faleceu recentemente. Chuck Berry é o pai de todos eles.

Charles Edward Anderson Berry (18 de outubro de 1926 – 18 de março de 2017) foi um cantor, guitarrista e compositor americano. Um dos pioneiros no Rock tem o mérito de receber o título de “Pai do Rock and Roll“. Como se não bastasse, ele refinou a batida e desenvolveu o Rhythm and Blues. Sendo assim, estes elementos tornaram o rock distinto com canções como ” Maybellene ” (1955), ” Roll Over Beethoven ” (1956), “ Rock and Roll Music ” (1957) e ” Johnny B. Goode ” (1958).  Escreveu letras com foco na vida adolescente e no consumismo, e foi uma grande influência na música mundial.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Rock and Roll

Algumas palavras e termos em determinados idiomas não possuem tradução literal em outras línguas. A música é pródiga em produzir estas palavras (Tango, Samba etc.) e Rock and Roll é um dos termos que não precisa traduzir. Quer seja o rock eterno e faça eco mundo afora, e os puristas que se danem.

Dia do rock

Certamente, neste dia do rock seria possível fazer mais de uma centena de parágrafos a partir de frases sobre o rock. Contudo, poucos vão ler as frases e as opiniões que cada amante de música concluiria. A frase de Chuck Berry, numa letra de música há mais de 60 anos, é lapidar.

Frases(*)
  • O rock corre nas nossas veias e hoje, assim sendo, o sangue fica até mais quente.
  • Rock and roll nunca morre. Ele está firme e forte, inquestionavelmente, a cada ano.
  • O rock é, portanto, um grito de liberdade que ressoa em nossos corações.
  • O rock é atemporal, desse modo é uma paixão que transcende gerações.
  • Rock’n’roll não é só usar preto, é usar a consciência e, sem dúvida, fazer a diferença com atitudes.

Chuck Berry morreu aos 90 anos, para ele envelhecer(2) e ver o que ele começou e continuar vivo era a glória. É provável que tivesse um sentimento de mais do que a realização de um sonho. Todas as frases sobre a importância do Rock and Roll estão presentes na sua música.

Portanto, livrai-nos dos tempos antigos, vida longa à música e ao rock and roll. E, com toda a certeza, que se danem os que torcem os narizinhos.

Enfim, é rock and roll, bebê !

 

(1) “Entre sem bater – Tina Turner – Mulher Negra

(2) “Entre sem bater – David Bowie – Envelhecer

(*) Não foi possível identificar os autores das frases.

 

Imagem: Entre sem bater – Chuck Berry – Rock and Roll

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário