Entre sem bater - Vladimir Putin - BRICS

Entre sem bater – Vladimir Putin – O BRICS

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. A frase de Vladimir Putin, sobre a missão de desenvolvimento do “BRICS“, é lapidar.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Vladimir Putin

Desde que assumiu a presidência da Rússia e mudou as características daquele país, Putin tem colecionado declarações e frases interessantes. Assim sendo, suas frases deveriam ter uma análise mais aprofundada do que aquelas que nos oferecem os apresentadores de TV. É simplesmente assustador o que interpretam de cada frase do controverso dirigente russo.

Vladimir Vladimirovich Putin (nascido em 7 de outubro de 1952 ) é um político russo e ex-oficial de inteligência russa (extinta KGB(1)). É o  presidente da Rússia, cargo que ocupa desde 2012. Anteriormente, de 2000 a 2008 esteve à frente da antiga União Soviética. Putin serviu continuamente como presidente ou primeiro-ministro desde 1999. Como primeiro-ministro de 1999 a 2000 e de 2008 a 2012, e como presidente de 2000 a 2008 e desde 2012. Vladimir Putin é o segundo presidente europeu mais antigo no cargo, depois Alexander Lukashenko da vizinha Bielorrússia.

Fonte; Wikipedia (Inglês).

BRICS

BRICS(2) é o acrônimo resultante das letras de países agrupados em um bloco econômico. Inicialmente BRIC (termo de Goldman Sachs – 2001) para definir economias que dominarão o mundo até 2050, virou BRICS em 2010. Aos quatro países “originais” juntou-se a África do Sul e estão entre as dez maiores nações sob diversos aspectos.

Desse modo, com olhos fixos na economia e não na guerra e usurpação do direito de outras nações, os países integrantes avançam rumo a 2050. Entretanto, como nem tudo são flores, existem percalços como o período de afastamento do Brasil, em função do mandatário extremista. A atuação do governo brasileiro diante do BRICS, e em especial diante da China e Rússia, foi desastrosa em todos os aspectos.

Assim sendo, a frase de Putin pode ter uma leitura peculiar sobre como os interesses do agrupamento e do Brasil tiveram enorme prejuízo, recentemente.

2050 é logo ali

Inquestionavelmente, o Brasil está em ótima companhia com Rússia, China e Índia. Adicionalmente, a inclusão da África do Sul só veio acrescentar o continente africano a uma proposta inédita. Desse modo, não foi por acaso que Goldman Sachs fez sua previsão corajosa. Estes países, como na ideia que Putin verbalizou, estão preocupados na cooperação e não em lutar contra os opositores.

Cada um destes países tem seus problemas, mais ou menos graves, mas que deveriam ter um tratamento interno, sem interferências. Assim sendo, estabelece-se uma autonomia do ponto de vista nacional e a cooperação em assuntos de desenvolvimento.

Desse modo, as áreas do desenvolvimento, tecnologia, alimentação e outras, encontram no BRICS o fórum adequado. Por outro lado, os conflitos bilaterais, que alguns agrupamentos criam por interesses político-econômicos, devem ter um afastamento racional. Entretanto, algumas nações, visualizando um futuro promissor para o bloco multicontinental, ficam em situação frágil e reagem com animosidade.

Podemos, por exemplo, tomar a guerra(3) entre Rússia e Ucrânia para ilustrar a missão de desenvolvimento do BRICS. Enquanto algumas nações querem fortalecer a Ucrânia com armas, numa hipotética ideia de derrotar a Rússia, o BRICS caminha noutra direção. Enfim, somente um líder de governo estulto ou mal intencionado entra em brigas que não lhe diz respeito.

Alimentos e Fome

A Ucrânia quer fazer parte da OTAN e submete-se às políticas do agrupamento, em troca de armas e da guerra. Por outro lado, a Rússia trabalha com a proposta de que alimentos tanto da Ucrânia quanto da Rússia devam fluir para o mundo, e vice-versa.

O Ocidente, cuja personificação é uma parte da OTAN, quer o bloqueio da Rússia e a liberação só para a Ucrânia do fluxo de alimentos.

Esta postura é típica de nações que fazem embargos contra outras nações, impondo de forma cruel, pela economia e pela distribuição de alimentos. Certamente, vivemos em tempos diferentes e até a supremacia do petróleo está sob ameaça iminente.

O mundo mudou e parece que os dirigentes de algumas nações, inclusive Integrantes da OTAN, estão percebendo que as mudanças são imparáveis(4). A frase de Putin, em reunião com Dilma Rousseff é um aviso para que todos pensem um pouco além do final da temporada.

Controvérsias

Vladimir Putin é um dirigente de uma grande nação e que provoca muitas controvérsias. Suas frases, desde uma das primeiras em 2000, provoca impacto em dirigentes de outras nações, de maneiras diferentes.

Desse modo, é possível utilizar algumas de suas frases e tecer várias análises e conclusões. Embora Putin seja quase um ditador, seu sentido de nação e proteção aos seus é admirável.

Sua frase no início de governo demonstrou, sem dúvida, sua determinação.

  • Quem não lamenta o fim da União Soviética não tem coração, quem quer que ela tenha uma restauração não tem cérebro.” Putin (2000)

Desde que assumiu altos postos no governo russo, sempre foi alvo de controvérsias. Inclusive, até as referências a ele, que partiram dos presidentes dos EUA são verdadeiras incógnitas pelo que realmente significam.

  • Acho fundamental entender o ponto de vista de Putin como era de Castro, de Chávez. E também, Yasser Arafat também.. Não é necessário ser seu inimigo. É preciso fazer com que eles se expressem.” Oliver Stone (2021)

Certamente, um líder mundial que, juntamente aos líderes da China, Brasil, Índia e África do Sul, ainda vai corroborar a “aposta” de Sachs.

 

(1) “KGB – Wikipedia

(2) “BRICS – Wikipedia

(3) “Entre sem bater – Sun Tzu – Guerra

(4) “Entre sem bater – Nicholas Negroponte – Irrevogável e Imparável

 

Imagem: Entre sem bater – Vladimir Putin – BRICS

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário