Entre Sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” (← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória”). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Nenhuma proposta ou manifestação que coloque religião e paz, “Não se Encaixa“, e Steven Pinker está certo..
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente. Uma adaptação textual, com redução, pode ter publicação em sites e outros blogs, como o “Recanto das Letras“.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Steven Pinker
Até mesmo para um pesquisador de renome como Pinker, misturar algumas editorias traz uma complexidade adicional. Entretanto, o mundo de absurdos que estamos vivenciando, suas observações dão validade para expressões populares. Ele na frase-chave, quando se referiu a “não se encaixa”, certamente, colocou à mostra a sua fina educação ante aos que preferem a guerra.
Steven Pinker (nascido em 18 de setembro de 1954, Montreal, Quebec, Canadá) é um psicólogo que defende explicações evolutivas para as funções do cérebro e, portanto, para a linguagem e o comportamento. Pinker foi criado em um bairro predominantemente judeu de Montreal. Ele estudou ciências cognitivas na Universidade McGill, onde recebeu o diploma de bacharel em psicologia em 1976. Obteve o doutorado em psicologia experimental na Universidade de Harvard em 1979. Após passagens como professor assistente em Harvard e Stanford, ingressou no Departamento de Ciências do Cérebro e Cognitivas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Tornou-se professor titular em 1989, como diretor do Centro McDonnell-Pew de Neurociência Cognitiva. Pinker retornou a Harvard em 2003 como professor titular.
Fonte: (Britannica (inglês)
Não se Encaixa
A frase de Steven Pinker, um especialista em eufemismo e insinuações torna-se uma verdade, que precisa de reconhecimento dos farsantes. Os farsantes assumiram pontos de convencimento nas redes sociais e estão fora de controle. Destarte, não é preciso fazer nenhuma análise de conjuntura(1) para ver que nenhuma religião, na história, brigou pela paz. As guerras religiosas(*) sempre foram para que uma religião imponha seus dogmas e crenças sobre outra, sem piedade.
Nesse ínterim, para que não pairem dúvidas sobre o “não se encaixa” de Pinker, reproduzimos algumas expressões tupiniquins.
- “Essa história não bate.”
- “Isso não faz sentido algum.”
- “Seu argumento não tem lógica.”
- “Essa história não tá com cheiro.” (típica de partes do Nordeste)
- “Isso tá esquisito.”
- “Tá estranho essa história.”
- “Não aguenta cinco minutos de auditoria independente.”
É provável que cada leitor encontre uma outra que sirva para reforçar o argumento de Pinker para algo que não cheira bem.
Guerras Religiosas
“Amanhã tem mais” …
P. S.
(*) As guerras religiosas e os discursos de cristãos, especialmente neopentecostais, nas redes sociais, não tem sustentação racional.
(1) “Entre Sem bater – Betinho – Análise de Conjuntura“
(2) “Entre Sem Bater – G K Chesterton – Mundo Moderno“
(3) “Entre Sem Bater – Bill Clinton – Destruição da Verdade”
Imagem: Entre Sem Bater – Steven Pinker – Não se Encaixa
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que se tornam erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas, mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.