Influxo
A verborragia de alguns epistemólogos provoca êxtase sem seus seguidores e causam uma certa repulsa e desânimo nos opositores. Alguns assuntos e termos, quando usados em discursos e textos, exigem que as pessoas parem e pensem. Em outras palavras, é necessário entender o significado e o contexto para que se possa pensar no discurso por inteiro. Este parece ser o caso do termo influxo de investimentos, dito por Kanitz em seu texto ” 2020 a 2029 ” e que me propus a falar sobre cada uma das 12 “profecias”.
Escrevi, anteriormente, sobre duas delas: 1) Agronegócio em ” Agronegócio e a Economia Global ” e 2) Igrejas Evangélicas em ” Ética Protestante, Unções e Otimismo “. Um leitor atento recomendou que eu fosse menos prolixo, mais curto e imparcial. Assim sendo, tentarei em ” Influxo de Investimentos no Brasil ” ser mais objetivo e curto. Por outro lado, não tem como ser imparcial pois algumas das teorias de Kanitz, ampliadas, beiram a insanidade.
Influxo de Investimentos
Portanto, vamos ajudar Kanitz usando a melhor definição de influxo ( [Figurado] Estímulo; o que causa impulso. in; DICIO ). Por outro lado, vamos desconsiderar definições da mesma palavra que causariam estranheza ou mostrariam parcialidade. Assim sendo, Influxo de investimentos seria a teoria ( no caso de Kanitz, predição ) de o Brasil estaria estimulando, impulsionando o investimento ( dinheiro novo ) no país.
Kanitz, só você com seu otimismo e o Ministro Paulo Guedes para continuarem com este discurso e a ajuda de analistas econômicos das grandes redes de TV e portais. Analogamente, poderemos e devemos usar o termo efluxo(1) de investimentos, ou ironicamente, refluxo para demonstrar que o otimismo e predição são exagerados.
Paulo Guedes
Todos os brasileiros foram avisados que o presidente não era o cara que falaria de economia, todos os assuntos e perguntas antes da eleição eram dirigidos ao Paulo Guedes.
É desnecessário dizer que quase todas as previsões feitas por ele como cotação do Dólar, preço da gasolina e até mesmo as privatizações, não aconteceram. Os culpados nunca estiveram no Governo, eram os antecessores, os congressistas e a não-aprovação do saco de maldades.
Nesse ínterim, veio a pandemia e o Kanitz ainda faz previsão otimista e faz referência um item como este influxo de investimento com “… segundo Guedes, haverá enorme (sic) influxo de investimentos estrangeiros(2) no Brasil, como já está tendo … “.
Com toda a certeza, o Brasil não é para amadores e aqueles que subestimam o poder dos economistas não tem a mínima noção do estrago que o país está sofrendo.
12 pontos in “2020 a 2029“
Este é somente um dos pontos que Kanitz utiliza de adjetivos que só colocam preocupação para quem pensa com seriedade a economia do país.
As reformas passadas como um trator pelo Congresso Nacional sobre a população brasileira assalariada, vai provocar o caos em pouco tempo. O Governo Temer começou e ainda estamos em curso com as reformas previdenciária e trabalhista. A reforma política não se resolve e os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo não estão sensibilizados nem com a pandemia à pleno vapor.
O Orçamento Público foi desvirtuado de maneira que alguns setores estão ” passando a boiada ” como preconizou um certo ministro, aproveitando que a mídia só fala de pandemia.

PIB do Brasil – Infográfico Gazeta do Povo
O Amanhã
Surpreendentemente, ainda vemos analistas políticos repetindo o quão estamos recuperando e como a política econômica está no caminho certo. Utilizam de dados e números estatísticos microeconômicos para generalizar como, por exemplo, vendas em setores específicos.
Os indicadores de desemprego e subemprego estão em patamares desesperadores e números de ” carteiras assinadas ” são divulgados como se houvesse uma retomada.
Desse modo, é preocupante quando o Censo, que deveria ser realizado pelo IBGE no ano passado, é cancelado em 2021 por não ter orçamento. Portanto, o silêncio ensurdecedor dos economistas profissionais falando de investimentos de risco, crescimento da produção industrial e outros temas, é aterrorizante.
Dúvidas
Em suma, eu queria ter a oportunidade de conversar(3) ao menos trinta minutos, especificamente sobre influxo de investimentos com o Kanitz. Faria uma meia dúzia de perguntas só para entender o otimismo e deixar de ser mais um crítica e rebelde sem causa.
O país caminha a passos largos para o fundo de um poço e parece que o caminho até lá ainda proporcionará muitas surpresas. Ou, por outro lado, estou tão imerso na minha ignorância econômica e real, que não consigo ser tão otimista. E tudo isso sem considerar as trapalhadas com as vacinas, meio ambiente, exportação de alimentos e outras más decisões governamentais que se escondem atrás das não-reformas.
O Risco-País deve estar em patamares bem animadores para corroborar a teoria de Kanitz.
Investimento estrangeiro em Bolsa de Valores pode ser considerado influxo de investimentos sem o risco de saírem mais rápido do que entraram?
Dinheiro do BNDES que será colocado para as privatizações é considerado investimento estrangeiro?
Muitas dúvidas e poucas certezas como as demonstradas pelo economista.
(1) Efluxo é um termo que deveria ser usado somente na medicina, uso-o aqui como ” licença poética ”
(2) O país está com dificuldades em compensar o efluxo estrangeiro da Ford ( ponta do iceberg ) e as entregas do pré-sal.
(3) Desculpem, mas aqui sou obrigado a ser irônico e não tenho a presunção de obter nenhuma explicação do Doutor em Economia.
É VERDADE
Espaço destinado a verdades em Pindorama que se contar, ninguém acredita e, provavelmente, não serão notícias boas. Será feita ao menos uma indicação por texto e, eventualmente, mais de uma poderá ser publicada.
- ” Por onde andam as agências de avaliação de risco? ” via Revista Fórum
- ” Investimento Estrangeiro n Brasil surpreende e totaliza US$9 Bi em fevereiro ” via CNN Brasil
- ” Por que o investidor estrangeiro está indo embora do Brasil? ” via Portal Investificar
Imagem: Reprodução Blog do Ataíde.
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
- Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.