Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Algumas frases contém várias palavras de muitos significados. Certamente, quando George Eliot escreveu sobre “Caráter” tinha muito mais a dizer.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
George Eliot
George Eliot, surpreendentemente, não era um homem, mas era o pseudônimo de Mary Ann Evans. Seus trabalhos e seu conhecimento são de uma enorme riqueza literária e cultural. É possível retirar frases de seus trabalhos que se aplicam ao nosso cotidiano com perfeição. Entretanto, tem sido comum as pessoas adotarem frases de acordo com o momento ou situações específicas. Por outro lado, algumas frases não são alvo de questionamentos, como no caso do uso da palavra “Caráter“.
Mary Ann Evans (22 de novembro de 1819 – 22 de dezembro de 1880; alternativamente Mary Anne ou Marian), conhecida por seu pseudônimo de George Eliot , foi uma romancista , poetisa , jornalista , tradutora e uma das principais escritoras do período Vitoriano. Ela escreveu sete romances e como Charles Dickens e Thomas Hardy , ela emergiu da Inglaterra provinciana. Suas obras são conhecidas por seu realismo , insight psicológico , senso de lugar e descrição detalhada do campo.
Fonte: Wikipedia
Caráter
É provável que desde que o homem começou a pensar, “Caráter” tenha entrado em seus processos mentais de discussão. A palavra, certamente, tem um conceito enigmático e amplamente debatido ao longo da história. Contudo, mesmo que tenha vinculação com a integridade moral, honestidade e força de vontade, a verdadeira natureza do caráter é muito mais complexa e fluida. A maioria das pessoas acredita que tem a definição sobre este qualificativo pessoal e, inquestionavelmente, cada um defende a sua opinião.
De acordo com a frase “O caráter não é esculpido em mármore, não é algo sólido e inalterável…“, depreendemos que o caráter não é algo estático, mas sim algo que muda e evolui ao longo do tempo.
O caráter é uma expressão da personalidade e da moral de uma pessoa, e é uma combinação de experiências, valores, crenças e atitudes. É o resultado de todas as ações individuais, e pode ser visto como a “assinatura moral” de uma pessoa. Entretanto, a formação através de fatores supostamente estáveis, o caráter sofre forte influência do meio ambiente. Como se não bastasse, sofrer influências pelas escolhas que uma pessoa faz ao longo de sua vida.
Contraponto
Indiscutivelmente, a questão de avaliação de caráter é subjetiva e filósofos e pensadores debatem o tema como no “Dilema do Bonde“. Este exemplo em que a ética e o caráter têm uma definição, reforçam a tese de George Eliot. Entretanto, pode servir também para indicar que, em certas pessoas, o caráter é imutável. O que justificaria o provérbio popular “… pau que nasce torto, morre torto“.
Assim sendo, admite-se que o caráter não é algo que possa ter uma avaliação ou julgamento de forma definitiva e imutável. As pessoas mudam, evoluem e aprendem com suas experiências, e isso pode afetar suas crenças, valores e ações.
Desse modo, admitimos que o caráter pode ser mais forte ou mais fraco em função das circunstâncias. Como um corpo doente, o caráter também tem influência de condições adversas ou decisões erradas.
Entretanto, o caráter de uma pessoa de opiniões firmes e fundamentadas por escolhas conscientes e ações virtuosas é construído como uma estátua de mármore.
Enfim, é complicadíssimo avaliar o caráter não sendo a pessoa que sabe “onde o calo aperta“. Por outro lado, não devemos abrir mão de verificar as condições que levam as pessoas a tomarem posicionamentos. Devemos ver o discurso e a práxis de cada um e tentar o debate. Certamente, é difícil fazer julgamentos, mas não é admissível aceitar tudo sem uma análise e debate de ideias.
Imagem: Entre sem Bater – George Eliot – Caráter
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.