Eleitor e Político - Eleições 2016

Eleições 2016 – Oportunidade única

Eleições 2016

Com campanhas tímidas, começaram as eleições municipais de 2016. Pouco tempo atrás, publiquei um texto ” Senso comum e a manipulação de massas ” e nestas eleições 2016, tudo se materializa.

Surpreendentemente, ainda tenho a esperança que os acontecimentos ocorridos desde as eleições presidenciais de 2014 serviram para alguma coisa. Entretanto, até agora não serviram, e a poucos dias do julgamento do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, vemos ações e omissões que demonstram o escárnio dos políticos e poderosos. Alguns destes áulicos, instituídos do poder, sem nenhum voto, cometem crimes que chegam a assustar pela omissão dos eleitores que diziam “… primeiro ela, depois os outros …“.

Enfim, parece que a conta vai ser cara e o impeachment serve apenas de palanque político experimental nas eleições 2016.

Sem ficha limpa

Esta campanha (?) vai mostrar uma realidade que deve ser vista por todos. Com toda a certeza, que somente uma pequena parcela do eleitorado perceberá o que existe por trás do discurso falacioso e enganador de muito político farsante.

Nesse ínterim, nem bem a campanha eleitoral começou e um candidato é preso em flagrante assaltando um banco. E o partido dele deve ter tomado todos os cuidados ( ou deve ter ficado com o dinheiro ). Fico imaginando a prestação de contas da campanha de alguns candidatos como deste meliante pego em flagrante delito.

Aí vemos a notícia de que o STF, TSE ou alguém poderoso, claro que sem nenhuma segunda intenção, deu interpretação diferente à Lei Ficha Limpa, o que liberou, por baixo, mais de 5 mil candidatos suspeitos ou processados.

Contudo, ficarei extremamente preocupado quando começarem a usar a referida lei  para bloquear candidaturas ” indesejadas “, começamos muito mal.

Sacrifício

O eleitor tem que dar sua cota de sacrifício mental nas eleições de 2016. Se bem que avaliar os candidatos para não escolher errado não tem sido uma prática muito comum entre os eleitores brasileiros. De fato, não ceder à tentação e misturar política, futebol e religião não entra na cartilha da maioria de eleitores, desde o direito ao voto universal e sigiloso. Ouçam o que eu digo. Todo candidato que mistura estas coisas, não faz nenhuma delas com honestidade e correção. Eleitor que vota em A ou B por conta de religião e futebol prejudica toda uma cidade. Esforce-se agora e terá benefícios coletivos depois.

Oportunidade

Nunca antes na história deste país tivemos uma oportunidade tão grande de desmascarar lobos que vestem pele de cordeiro de quatro em quatro anos.

Em suma, cada cidade tem a oportunidade única de renovar ao menos 50% de suas Câmaras Municipais. Prefeitos enganadores, se candidatos à reeleição devem receber um NÃO. Quem reelege pilantras ou processados e com ficha suja iminente, assina atestado coletivo de cumplicidade com a corrupção e mentira. #SQN

Vida Real nas Eleições 2016

Não se deixe enganar por políticos que se parecem ou praticam atos como se fosse filme ou programa humorístico.

Chico Anysio personificou “Justo Veríssimo “. Se assistirmos a alguns vídeos deste personagem, parece que o roteirista inspirou-se na vida real de hoje.

Saulo Laranjeira interpretou o “Deputado João Plenário” noutro programa humorístico, que complementava tudo e um pouco mais do personagem de Chico Anysio.

Claro que estes personagens eram inspirados na vida real. Desde 1808 vivemos esta tragicomédia, e, como se não bastasse, agora que podemos votar, nossos eleitores, anulam seus votos, provocam abstenção, justificam o injustificável. Por outro lado, podemos imaginar que políticos da atualidade copiam Justo Veríssimo, Odorico Paraguaçu e João Plenário.

Dever Cívico

Acredito que o verdadeiro dever cívico é não fugir da responsabilidade, mostrar aos filhos que, se votar errado, corrige. Se votou certo, sustenta e defende.

Enfim, não devemos nos acovardar diante desta guerra contra a omissão e cumplicidade. Fugir dela é dar espaço maior para quem quer manter tudo como está ou retroceder cada vez mais.

Cresça e assuma os seus, portanto os nossos também, erros nas escolhas e nos escolhidos eleitoralmente !!!

 

Charge: Lila – Reprodução Jornal do Nassif

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Observações, sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são bem vindos.
  • Coloquem aqui, nos comentários ou na página do Facebook, associada a este Blog, certamente serão todos lidos e avaliados.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a compreensão de todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário