Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos com que cada um se aproprie. A palavra-chave da vez ( Plutocracia ) nos foi oferecida por Jose Saramago.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada ou sem definição do autor. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Saramago
Alguns pensadores, autores de frases e citações, terão uma sequência nesta série “Entre sem bater“. De acordo com a proposta desta trilha, o objetivo é provocar o debate e contraditório. Saramago é o cara da semana (em alguns casos a semana inteira terá dedicação a um único pensador).
José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã, 16 de novembro de 1922 – Tías, Lanzarote, 18 de junho de 2010) foi um escritor português. Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.
Fonte: Wikipedia
Plutocracia
A palavra plutocracia é uma complicação, e que deve estar presente na História do Brasil desde que o país foi descoberto.
O verbete, de acordo com o Wikipedia, pode, resumidamente ter a descrição a seguir:
Plutocracia (em grego: πλοῦτος, ploutos, “riqueza” e κράτος, kratos, “poder”) é uma sociedade que é governada ou controlada por pessoas de grande riqueza ou renda. Esta concentração de poder nas mãos da elite econômica é acompanhada de profunda desigualdade de renda e baixo grau de mobilidade social. Ao contrário de sistemas como democracia, liberalismo, socialismo, comunismo ou anarquismo, a plutocracia não está enraizada em uma filosofia política estabelecida.[carece de fontes]
Surpreendentemente, na definição do Wikipedia, indicam que a Plutocracia “… não está enraizada …”. Ou os gregos estavam doidos ou vivemos noutro planeta. Contudo, foi providencial a observação de que [carece de fontes].
ChatGPT
Em todas as postagens sobre estes termos, colocarei alguma abordagem feita pela ferramenta ChatGPT. Eventualmente, farei algumas adaptações pelas respostas erráticas da ferramenta.
Segundo resposta do ChatGPT à questão “Como surgiu, o que é e quais as características da plutocracia?”
“A plutocracia surgiu com o aumento da concentração de riqueza em mãos de poucas pessoas. É um sistema político no qual a classe rica detém o poder político e econômico, influenciando decisões governamentais e moldando a sociedade de acordo com seus interesses econômicos.
Características da plutocracia incluem:
- Concentração de riqueza e poder nas mãos de poucas pessoas
- Influência política dos ricos sobre as decisões do governo
- Desigualdade econômica e política
- Lobby de interesses econômicos em detrimento dos interesses sociais.”
Vivemos numa plutocracia ou, em outras palavras, numa democracia guiada.
Imagem: Entre sem Bater – Saramago – Plutocracia
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.