Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Algumas frases contém várias palavras de muitos significados. A expressão “Banquete de Consequências“, certamente, não das que o leitor assimila rapidamente. É necessário entender a frase e sentir na pela a situação descrita, que pode levar muito tempo.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Robert Stevenson
Alguns autores de frases com pouca divulgação dentre os brasileiros ou até mesmo fora do Idioma inglês. Robert Stevenson é um deles, embora com uma obra de qualidade apreciada no mundo inteiro, tem poucos estudos no Brasil.
Robert Louis Stevenson (nascido Robert Lewis Balfour Stevenson ; 13 de novembro de 1850 – 3 de dezembro de 1894) foi um romancista, ensaísta, poeta e escritor de viagens escocês. Ele é mais conhecido por obras como Treasure Island, Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde, Kidnapped e A Child’s Garden of Verses. Uma celebridade em vida, a reputação crítica de Stevenson tem flutuado desde sua morte, embora hoje suas obras sejam aclamadas em geral. Em 2018 foi classificado, logo atrás de Charles Dickens , como o 26º autor mais traduzido do mundo.
Fonte: Wikipedia
Banquete de Consequências
Como escrevi anteriormente, este tipo de frase exige que cada leitor ou quem a ouve pense em si próprio e nos outros. Esta frase já foi por mim referenciada, e os atos de meus relacionamentos em rede provocaram seu avivamento.
Frases
Existem muitas outras frases similares, podemos citar alguns pensadores que já escreveram frases com mesmo sentido.
- Mais cedo ou mais tarde, todos nós teremos que pagar pelo que fazemos. (Oscar Wilde)
- Mais cedo ou mais tarde, tudo o que você pensou ter deixado para trás volta. Para o bem ou para o mal, volta a acontecer. (Stephen King)
- A degradação a que sujeitas os outros volta, mais cedo ou mais tarde, para te assombrar, (Ken Follett)
- É humano ter um segredo, mas é igualmente humano revelá-lo mais cedo ou mais tarde. (Philip Roth)
A conta chega
Certamente, a expressão “banquete de consequências” é uma forma de dizer que as ações de uma pessoa têm consequências, sejam elas boas ou ruins. Em outras palavras, é uma maneira de expressar que cada escolha feita por um indivíduo terá um impacto sobre a sua vida. É provável que a frase de Stevenson venha da inspiração de outros pensadores, com o fechamento do pensamento escrito de forma diferente.
“Banquete de consequências”, analogamente a um banquete alimentar, indica que cada prato deve ter uma escolha que cuidadosa. Se, por exemplo, escolhemos o prato errado, podemos acabar com uma indigestão ou até mesmo intoxicados mortalmente. Desse modo, as consequências podem vir, e podem vir num tempo muito rápido.
Da mesma forma, se tomamos uma decisão ruim na vida, podemos acabar enfrentando as consequências negativas dessas escolhas. E, surpreendentemente, as consequências advirão muitas “jogadas” à frente, e o arrependimento não ajudará em nada. É o tipo de erro que não ajuda numa determinada batalha e caso não haja outra batalha, é nulo como aprendizado.
A recompensa chega
Por outro lado, se fazemos escolhas conscientes e positivas, as consequências podem nos proporcionar um banquete de conquistas e alegrias. Portanto, se investimos em nossa educação, podemos colher os frutos de um emprego bem remunerado e uma carreira bem-sucedida.
Escolhas
A frase com “banquete de consequências” é um lembrete importante de que nossas escolhas podem influenciar nossa vida e ajudar/prejudicar outras pessoas. As gerações mais novas, muito em função das tecnologias e agilidade das redes sociais, não tem se preocupado com consequências.
Contudo, quando tomamos decisões impulsivas e irresponsáveis, podemos acabar prejudicando a nós mesmos e muitos dos que nos cercam. No entanto, se tomamos decisões conscientes e responsáveis, não existe a “garantia” de que não prejudicaremos ninguém.
Algumas frases populares apresentam um conceito/ideia de que uma hora ou outra o “banquete de consequências” estará na agenda.
Entretanto, é fácil aplicar frases populares e esquecer dos atos que originaram as consequências. Se, anteriormente, fizemos uma escolha aparentemente boa e, mais tarde, descobrirmos que não foi a melhor opção, não é o caso de desesperarmos. Embora muita gente fique repetindo escolhas erradas, esperando que dê certo, achando que um dia o universo vai conspirar a favor.
Tem sido muito comum, nas redes sociais, alguns perfis baterem no peito e dizerem: “comigo não!“. Estes são os piores, não estão preparados para o banquete de consequências que virá. Aqueles que apontam seus dedinhos estão sendo desmascarados rapidamente. Clamam por “direitos humanos e quatro refeições por dia“, depois de defenderem que “bandido bom é bandido morto … “. #FicaaDICA
Em suma, esteja preparado(a) para seu “banquete de consequências” particular, pois é aqui na Terra é que vai ser …
Imagem: Entre sem Bater – Robert Stevenson – Banquete de Consequências
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.