Entre sem bater - Oscar Wilde - Mal interpretado

Entre sem bater – Oscar Wilde – Mal Interpretado

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Oscar Wilde, com toda certeza, frequentará muito este espaço. Entretanto, espero não ser “Mal Interpretado“, como o autor poeta inglês temia ser.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Oscar Wilde

É curioso ( #SQN ) um poeta temer ser mal interpretado. Certamente, era uma ironia ou metáfora de Wilde para aquele mundo em que vivia. Por outro lado, pode ter sido uma frase de um de seus personagens, com endereço certo a um público pouco atento. Surpreendentemente, a frase ganhou uma significação elevadíssima, com o advento das redes sociais dos estultos.

Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde (16 de outubro de 1854 – 30 de novembro de 1900) foi um poeta e dramaturgo irlandês. Depois de escrever de diferentes formas ao longo da década de 1880, ele se tornou um dos dramaturgos mais populares de Londres no início da década de 1890. Ele é mais lembrado por seus epigramas e peças, seu romance O Retrato de Dorian Gray, e as circunstâncias de sua condenação criminal por atentado violento ao pudor por atos homossexuais consensuais em “um dos primeiros julgamentos de celebridades”, prisão e morte prematura de meningite aos 46 anos.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Mal Interpretado

O tema de Oscar Wilde tinha muito sentido na época em que viveu. Nos dias de hoje, comediantes e farsantes de stand-up cometem crimes piores, e não tem nada de má interpretação. Portanto, a frase de Wilde fazia muito sentido e, atualmente, ficou pior pois as redes sociais estão repletas de equívocos interpretativos.

Vai Brazil !

Com toda a certeza, o Brasil de hoje seria o paraíso para Wilde e sua fina ironia. Nunca na história deste país, especialmente nos últimos seis anos, os estúpidos conseguiram ter tratamento cheio de privilégios.

É provável que a frase polêmica, que atribuem a Umberto Eco, sobre estes estúpidos a que se refere Wilde , seja uma verdade absoluta. Tudo que se publica e escreve no Brasil tem que ter explicação e, ainda assim, não mereceremos a seriedade dos idiotas da aldeia.

Entretanto, como ficar dando explicações se as redes sociais que estão na moda têm limites estranhos?

Uma rede social que limita textos em 280 caracteres cabe algum tipo de seriedade?

Temos, por exemplo, algumas palavras no dicionário que possuem quatro ou cinco acepções que contam com mais de 280 caracteres.

Desse modo, não parece ser interessante receber atenção de gente que se acostumou à #esgotosfera.

Estes personagens, especialmente do Twitter, são incapazes de fazer uma trilogia de posts sem serem repetitivos. Como se não bastasse, a baixa capacidade cognitiva destes perfis proporciona situações típicas de imbecis. Desse modo, não podemos nem classificá-los como idiotas, pois não conseguem atingir o grau mínimo da categoria.

O bloqueio irracional no Twitter

A princípio, o Twitter deveria ser uma rede social para a troca de ideias e opiniões curtas entre os seus usuários.

Com o passar do tempo, o espaço deteriorou-se até que transformou-se no símbolo máximo da #esgotosfera. E, como se não bastasse, depois que o “reizinho” Elon Musk virou o “dono”, os imbecis dos 280 caracteres reinam.

Desse modo, o debate inexiste e o comportamento irracional de alguns perfis, que não aceitam opiniões contrárias, é a prova irrefutável da insanidade.

Irracionais MC

Com toda a certeza, esse comportamento é irracional pode ter vários motivos, e imbecis encontrarão alguma justificativa “inteligente”.

Em primeiro lugar, bloquear outro perfil, por ser mal interpretado, impede qualquer explicação, diálogo e troca de ideias.

Assim sendo, quando uma pessoa bloqueia outra, ela está impedindo que ela leia suas postagens e comentários. Isso impede que as partes, e até terceiros, possam fazer uma reflexão ou enriquecer seus próprios pontos de vista.

Os irracionais MC saem como “vencedores”… e existem uma centena de frases antigas e atuais sobre estes vencedores do “bloqueio”.

Em segundo lugar, o bloqueio é uma forma de censura, que o perfil que bloqueia nunca entenderá. Quando uma pessoa bloqueia outra, ela está censurando a opinião dessa pessoa e dizem que defendem a opinião dos outros. Em outras palavras, desrespeitam a liberdade de expressão, um direito fundamental de todos os cidadãos, falaciosamente.

Em terceiro lugar, o bloqueio é a forma plena de intolerância e imbecilidade humana. Ao bloquear um perfil, demonstra-se que não tolera a opinião dessa pessoa, ou a pessoa, o que é muito pior. Isso é um sinal de falta de maturidade e de capacidade de conviver com a diferença.

Como diz o chavão dos estúpidos: “… meu perfil, minhas regras…” e, desse modo, os imbecis (MC´s) sem qualificação dominam o mundo.

Comportamento Hipócrita

Portanto, o bloqueio irracional no Twitter é um comportamento hipócrita que deve receber condenação sumária. É uma atitude irracional e intolerante daqueles que são covardes ou não possuem nenhuma argumentação crível. Como se não bastasse, a profusão de perfis anônimos, de pessoas que atuam com duas caras, é impressionante. Bloqueiam com o perfil “anônimo” e continuam seguindo com um perfil identificável, coisa de barangas fofoqueiras e de péssimo caráter.

É um comportamento digno de gente sem qualificação para uma vida em sociedade, o que aliás é um pré-requisito básico deste povo.

Além dos motivos já mencionados, o bloqueio irracional no Twitter também pode ser prejudicial para a própria pessoa que bloqueia. Por isso, ao bloquear alguém, priva-se da oportunidade de aprender com alguém, mesmo que seja uma opinião superficial.

Além disso, o bloqueio leva às bolhas de informação, na qual o perfil só se expõe a opiniões que concordam com as suas. Isso justifica o parco desenvolvimento intelectual e cognitivo, que é verificável pelas publicações destes perfis.

Desse modo, os usuários do Twitter deveriam refletir (tá! essa ironia foi fundo na hipocrisia) sobre o seu comportamento e evitar o bloqueio irracional.

Tempos de ser mal interpretado

Enfim, na segunda metade do Século XIX Oscar Wilde teve a percepção sobre esta gente estúpida, atualmente estaria ferrado com as nossas redes sociais.

Por isso, comediantes fazem tanto sucesso e qualquer lixo humano vira milionário/a despejando sua estupidez nas redes sociais. Os exemplos são muitos, publiquei sobre várias destas pessoas como a tal Gkay (1) ou a MC Pipokinha(2).

E, surpreendentemente, recebo mais críticas do que apoio como no caso das declarações da imbecil e vagabunda da funkeira. É provável que as pessoas sintam a vontade de ser como elas e ninguém pode falar nada ao contrário.

Em suma, seja antes, nos tempos de Wilde, ou atualmente, vivemos tempos em que a mediocridade supera a seriedade.

Os humanos estão perdendo a guerra, a Idade Média é aqui e agora !

No Brasil ou em qualquer parte do mundo, antes de Wilde proferir esta frase ou hoje em dia, tenho “medo de NÃO ser mal interpretado“.

P. S.

Do fundo do baú … ouça, com letra original e tradução, me deixe, ou não, ser mal interpretado.

(1) “Gkay et caterva – Lixos Humanos

(2) “Com três shows cancelados, MC Pipokinha comenta polêmica com professores“.

 

Imagem: Entre sem Bater – Oscar Wilde – Mal interpretado

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário