Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. León Tolstói foi, com toda a certeza, um dos maiores escritores mundiais. Sua obra “Guerra e Paz” é, por exemplo, uma forma de “Mudar a Humanidade” a partir de mudanças interiores.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
León Tolstói
O escritor russo, de origem aristocrática, mudou a si mesmo e seu universo real, para pensar e escrever sobre muitas coisas. Ao escrever sobre anarquismo, trabalhadores, miséria e fome, conseguiu aplicar sua teoria à realidade. Só de pensar em mudar a humanidade, com os privilégios em que viveu, deveria justificar um Prêmio Nobel.
Lev Nikolaevich Tolstoy também conhecido em espanhol como León Tolstoy. (Yasnaya Polyana, Tula, Rússia; 9 de setembro de 1828, Província de Lipetsk, 20 de novembro de 1910) foi um romancista russo, considerado um dos mais importantes escritores da literatura mundial. Suas duas obras mais famosas, Guerra e Paz e Anna Karenina , são consideradas o auge do realismo russo, juntamente com obras de Fiódor Dostoiévski. Ele recebeu indicações consecutivas para o Prêmio Nobel de Literatura entre 1902 a 1906 e indicações para o Prêmio Nobel da Paz em 1901, 1902 e 1910. Com efeito, Tolstói nunca receber a láurea é uma grande controvérsia sobre o prêmio Nobel.
Fonte: Wikipedia (Espanhol)
Mudar a humanidade
Contexto
Tolstói escreveu sobre muitas coisas. Surpreendentemente, algumas de suas falas seriam revolucionárias em tempos de redes sociais. Entretanto, a maioria das pessoas nas redes sociais têm pressa e não conseguem parar e pensar sobre o que escreveu o russo.
Sem dúvida, quando ele aborda questões como Deus, família, pobres, trabalhadores, guerra, paz, tem algo a dizer, até nos dias de hoje. Certamente, de tudo que escreveu León Tolstói, é possível aprendermos e evoluirmos nos dias atuais.
A questão de mudar a humanidade está presente na sua obra “Três métodos de reforma”.
Desse modo, segundo tradução de Aylmer Maude o trecho seria:
“Só pode haver uma revolução permanente — uma revolução moral; a regeneração do homem interior.
Como essa revolução acontecerá? Ninguém sabe como isso acontecerá na humanidade, mas cada homem o sente claramente em si mesmo. E, no entanto, em nosso mundo, todos pensam em mudar a humanidade e ninguém pensa em mudar a si mesmo.”
Assim sendo, a redução do pensamento de León Tolstói pode sofrer degradação ou prejuízo em tempos de ideias rasteiras e de segunda mão(1).
Mudar a si mesmo
A princípio, os seres humanos pensam em mudar a humanidade e esquecem de mudar a si mesmo. A ideia é compreensível pois a natureza humana trabalha com a ideia de que o mundo deve ter “sua imagem e semelhança“. Somos todos um pouco ( alguns são excessivamente abundantes ) narcisistas e egocêntricos.
Como se não bastasse, esta característica tem passado de pai para filho ( num regime patriarcal ) o que nos revela uma espécie de doença grave.
A nossa sociedade está contaminada e não existe uma revolução interna que faça as pessoas mudarem a si mesmas. Se bem que, antes de apontar seus dedinhos sujos na direção dos outros, a maioria das pessoas encontra justificativas para ser assim. Por exemplo, existe uma passagem na Bíblia que fala sobre isso ( Mateus 7:5 ). E o que a maioria dos cristão têm feito? Apontado seu dedinho para os defeitos dos outros como se para mudar a humanidade, somente os outros têm que mudar.
Enfim, a frase de Tolstói é simples de entender, todos vão concordar, mas na hora de praticar, o papo é outro.
Quer mudar a humanidade? Experimente olhar-se no espelho da sua alma e ver se não precisa de muitas mudanças ou de uma revolução.
(1) “Entre sem bater – Mark Twain – Segunda Mão”
P. S.
Adotei a grafia León Tolstói utilizada em português e espanhol, mesmo que existam outras versões nestes e em outros idiomas.
Imagem: Entre sem Bater – León Tolstói – Mudar a Humanidade
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.