Entre sem bater - Frida Kahlo - Pessoas Estúpidas

Entre sem bater – Frida Kahlo – Pessoas Estúpidas

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. De certa forma, inquestionavelmente, adoto a mesma postura de Frida Kahlo, em relação as “Pessoas Estúpidas“, do mundo real ou virtual.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Frida Kahlo

Frida Kahlo não era um personagem de ficção ou surreal, tinha, como muitos de nós, opiniões firmes e contundentes. Ao expô-las, certamente, as pessoas estúpidas não entendiam e cuidavam de agredir a pessoa ao invés da ideia. Desse modo, a vida destas figuras históricas nem sempre recebem a compreensão da patuleia. O próprio povo mexicano demorou muito a entender a complexidade de parar e pensar no que dizia Frida.

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón ( Coyoacán, Cidade do México, 6 de julho de 1907 – Coyoacán, Cidade do México, 13 de julho de 1954 ). Mais conhecida mundialmente como Frida Kahlo, foi uma pintora mexicana. Sua obra gira tematicamente em torno de sua biografia e de seu próprio sofrimento. Foi autora de 150 obras, principalmente autorretratos, nos quais projetava suas dificuldades para sobreviver. Também é considerada, sobretudo, um ícone pop da cultura do México.

Fonte: Wikipedia (Espanhol)

Pessoas Estúpidas

A vida de Frida Kahlo foi, certamente, uma vida diferente da normalidade. Sobretudo para a época em que viveu, a cultura e os costumes de seu país dificultavam muito viver e se expressar. Seu companheiro, Diego Rivera, também não era alguém que podia ter a classificação de uma pessoa normal. Desse modo, a artista tinha opiniões polêmicas e envolvimentos pessoais e políticos pra lá de tensos.

Sua relação na política com o comunismo, com Trotsky que morou no México e era próximo da artista produziram muitas ideias. Frida teve relações com todas as classes e tipos de pessoas, o que dá fundamento à afirmação que faz sobre pessoas estúpidas.

Falando para todos

É provável que tenhamos muitas influenciadoras como Frida Kahlo nas redes sociais do momento. Algumas não têm nenhum posicionamento e não passam de meras repetidoras de opinião de segunda mão. Entretanto, as poucas que influenciam de maneira racional ao livre pensamento, sofrem com a perseguição e os haters.

Frida Kahlo foi uma feminista e revolucionária antes de muitas mulheres terem direitos equiparados àqueles que o gênero masculino possuía. A condição de lutar por tudo que fosse fora do padrão patriarcal era muito mais complexa. Assim sendo, as influenciadoras hoje em dia, mesmo sofrendo assédios e perseguições, têm muito mais vantagens.

A maioria destas influencers não precisa conversar com pessoas estúpidas, mas sofrem com o que estas pessoas fazem.

Revolucionária

Analogamente à posição de Frida Kahlo, somos todos um pouco revolucionários.

Ela disse, dentre outras frases sobre ser revolucionária, que:

  • A revolução transforma o mundo em um mundo sem classes para que possamos atingir um ritmo melhor para as classes oprimidas.
  • Sempre revolucionário. Nunca morto, nunca inútil.”

Sendo assim, observamos que as influenciadoras, atualmente, não se preocupam muito com classes e coletividade. Preferem falar e conversar com quem lhes dá dinheiro ou audiência. Conteúdo, mesmo e verdadeiro, com frases que simbolizam muita luta, nem pensar.

Venho escrevendo, há algum tempo, sobre influenciadores ( de todos os gêneros ) e não são coisas edificantes. Por exemplo, quando escrevi sobre uma tal de Camila Loures(1), só recebi manifestações de desapreço a mim, e loas à dita cuja. As pessoas, no geral, confundem uma formação acadêmica com serem cultos e inteligentes.

Desta forma, repito, sem medo de errar, escrever ou falar para pessoas estúpidas é perda de tempo. Por outro lado, ao dirigir aos operários e pedreiros, que não têm tempo de ler e pensar, um minuto sequer de atenção é enriquecedor. Ainda assim, prefiro estar ao lado das ideias de Frida Kahlo, ou como ela disse, nunca morto, nunca inútil.

 

(1) “Camila Loures – Profissão Youtuber

P. S.

Esta frase está na pauta há algum tempo. É provável que tenha algumas traduções diferentes e interpretações perigosas. Entre sem bater, mas não bata forte pois a minha interpretação pode não ser a sua.

 

Imagem: Entre sem Bater – Frida Kahlo – Pessoas Estúpidas

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário