Entre sem bater - Piaget - Educação nas escolas

Entre sem bater – Piaget – Educação nas escolas

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Poucos são os educadores no planeta Terra. Desde que apareceram os filósofos, poucos se preocuparam tanto com a evolução do homem pela educação. É provável que Jean Piaget com as suas ideias de “Educação nas Escolas” represente práticas revolucionárias.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Jean Piaget

Piaget, assim como Paulo Freire e outros (poucos) educadores, acreditavam e praticavam a educação nas escolas, especialmente para crianças. Com toda a certeza, fazer com que a educação básica seja a pedra fundamental do uso da inteligência, faz muito sentido.

Jean William Fritz Piaget ( 9 de agosto de 1896 – 16 de setembro de 1980 ) foi um psicólogo suíço conhecido por seu trabalho sobre o desenvolvimento infantil. A Teoria do desenvolvimento cognitivo e a sua visão epistemológica é chamada de “epistemologia genética”. Sua teoria do desenvolvimento infantil é objeto de estudo em vários programas e projeto de educação básica. Os educadores atuais continuam a incorporar estratégias baseadas no construtivismo.

Fonte: Wikipedia

Educação nas escolas

Em primeiro lugar, pouco importa qual é a linha educacional nas escolas. Seja o Construtivismo, Tradicional, Montessori, Humanismo ou outro qualquer, importa a interação de professores, alunos e pais. Os pais modernos deixaram a educação nas mãos de mídias digitais ou se julgam capazes de educar. É provável que estes pais querem substituir o professor tradicional sem que tenha nenhuma noção de educação.

A educação nas escolas que meus filhos frequentaram até a adolescência foi diversificada. Desse modo, sem que eles percebessem, experimentei em qual modelo eles mais se adaptavam. Surpreendentemente, cada filho se adaptou em modelos diferentes, mesmo que tivessem oportunidades bem parecidas.

Enfim, do que observei, o construtivismo parece ser uma linha pedagógica bem consistente e que alinha-se com a frase de Piaget.

Construtivismo

O construtivismo é uma teoria de aprendizagem que enfatiza o papel ativo do aluno no processo de construção do conhecimento. Essa abordagem afirma que o conhecimento não tem assimilação passiva do aluno. Contudo, constrói-se ativamente o conhecimento por meio de sua experiência, reflexão e interação com o ambiente.

Assim sendo, o construtivismo pavimenta caminhos para que homens e mulheres tenham oportunidades de inovar. Não tenham medo de coisas novas, bem sincronizado com as ideias de Dostoiévski(1).

Educação na base

Essa abordagem pedagógica (Construtivismo) tem práticas, onde os alunos têm incentivo à exploração, experimentação e construção de seu próprio conhecimento. Os professores são facilitadores, orientando e apoiando os alunos no processo de aprendizagem, em vez de serem fontes de conhecimento.

É uma forma de aprendizado que aproxima o agente da educação de base da sua realidade. Foram inúmeras atividades que me deram alegria de fazer com meus filhos, ou ao menos um deles. Os resultados podem ser alvo de aferição muitos anos depois. Pais que negligenciam a forma de educação nas escolas não conseguirão se recuperar depois.

Estamos perdendo mais uma geração para as redes sociais, depois de perder uma geração inteira para a novelinha “Malhação”.

Piaget estava certo quando declarou, em 1934, que “somente a educação é capaz de salvar nossas sociedades de um possível colapso, seja violento ou gradual“.

Repensar a educação de nossos filhos e, em especial da escola pública, é mais do que necessário, é uma questão de sobrevivência.

 

(1) “Entre sem bater – Dostoiévski – Novo passo

 

Imagem: Entre sem Bater – Jean Piaget – Educação nas Escolas

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário