Entre sem bater - Rubem Alves - Perguntas e Respostas

Entre sem bater – Rubem Alves – Perguntas e Respostas

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Ao educador, como Rubem Alves, às vezes pouco importam as “Perguntas e Respostas“. Certamente para todas as perguntas teremos respostas e nem sempre coerentes com a forma de pensar das pessoas.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Rubem Alves

O mineiro Rubem Alves foi mais um dos brilhantes polímatas que o estado de Minas Gerais produziu. Certamente é difícil definir em qual das áreas do conhecimento ele foi mais eficaz e produtivo. Desse modo, quando escreveu sobre perguntas e respostas, no contexto da escola, demonstrou sua qualificação.

Rubem Azevedo Alves (Boa Esperança, 15 de setembro de 1933 — Campinas, 19 de julho de 2014) foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e pastor presbiteriano brasileiro. Autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É um dos principais pedagogos brasileiros da história do Brasil. Junto com Paulo Freire, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Fonte: Wikipédia (Português).

Perguntas e respostas

Na frase original, o mais importante sobre perguntas e respostas, deveria nos remeter a muita reflexão.

Disse Rubem Alves que “As respostas nos permitem andar sobre terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido“.

Desse modo, usando uma metáfora, a frase exige reflexão até para compreender que os defensores da educação em casa ainda não entenderam. Certamente, quem teve educação para aprender a perguntar, através da reflexão, ficará sempre à espera de respostas inúteis.

Redes sociais

As redes sociais tomaram conta da “educação” –  ou da falta dela – das pessoas, todos têm muita pressa. É notória a posição dos imediatistas que querem respostas e demonstram indignação quando não recebem a resposta que imaginam.

Por exemplo, uma das muitas redes sociais de perguntas e respostas chama-se Quora. Com alguns milhões de usuários em três idiomas (inglês, espanhol e português) produz cada pergunta absurda sem comparação. O despreparo de muitos de seus usuários é a comprovação da frase de Rubem Alves é atual para os ambientes digitais.

Nos espaços Quora é possível detectar o nível de ignorância e falta de reflexão sobre qualquer assunto. Em texto recente da trilha “Entre sem Bater” escrevi sobre uma frase de outro autor que faz referência a “Perguntas Falsas“.

É provável que no Quora, assim como em outros espaços de perguntas e respostas, as pessoas não entendem o significado de:

  • Perguntas Falsas;
  • Respostas falsas;
  • Perguntas inúteis;
  • Respostas inúteis;
  • Perguntas Imbecis; e
  • Respostas Cretinas.

Os dois últimos tipos ensejam uma explicação adicional que muitos não entenderão se não explicitamos. Algumas décadas atrás, a revista MAD tinha uma seção fixa que era a de “Respostas Cretinas para Perguntas Imbecis“. Com toda a certeza, a maioria dos usuários de redes sociais não aceita respostas no mesmo nível da sua pergunta.

Respostas

Enfim, as pessoas não precisam de escola para aprender respostas às suas perguntas. Precisam, outrossim, aprender a pensar, refletir e agir com perguntas pertinentes e que façam avançar.

Em outras palavras, costumo dizer que uma pergunta bem formulada feita através de reflexão, costuma pavimentar um com caminho para o debate. Desta forma, é somente através de perguntas inteligentes, que se pode formular respostas que sejam troca de aprendizado e conhecimento.

Em suma, as respostas são o menos importante, saber perguntar é o que define tudo sobre educação e ação. Como teria dito Voltaire: “Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas do que pelas suas respostas“.

Estou na fase de responder a perguntas de acordo com ideias dos sábios Voltaire, Paulo Freire, Rubem Alves e Saramago. Minha educação depende de quem pergunta, como pergunta e o quê pergunta, inclusive para provocações baratas e rasteiras.

 

Imagem: Entre sem Bater – Rubem Alves – Perguntas e Respostas

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário