Entre sem bater - Dante Alighieri - Princípio da Liberdade

Entre sem bater – Dante Alighieri – O principio da liberdade

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Do mesmo modo que Dante Alighieri, muitos pensadores e estudiosos trataram e ainda tratam sobre o “Princípio da Liberdade“. É provável que tenhamos muitas teorias, e diferentes conceitos e ideias, mas Dante tinha sua própria teoria.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Dante Alighieri

Dante Alighieri, muito além de estudar ideias e princípios, tinha na poesia a forma de falar com o mundo. Ao associar a humanidade livre e o princípio básico de que cada um tivesse a liberdade de escolha, foi revolucionário.

Dante Alighieri ( 1265 – 14 de setembro de 1321 ), provavelmente batizado Durante di Alighiero degli Alighieri e frequentemente referido como Dante, foi um poeta italiano. Sua obra “Divina Comédia”, originalmente “ Comedìa” ( italiano moderno: Commedia ), mais tarde com acréscimo de “Divina” por Giovanni Boccaccio, tem reconhecimento como  um dos poemas mais importantes da Idade Média e a maior obra literária da língua italiana. Dante é conhecido por estabelecer o uso do vernáculo na literatura em uma época em que a maior parte da poesia era escrita em latim, acessível apenas a leitores instruídos.

Fonte: Wikipedia

Princípio da liberdade

O livre arbítrio, a liberdade de expressão e liberdade de escolha são, no geral, o princípio da liberdade do homem desde a Idade Média. Entretanto, este marco ( Idade Média ) indica que a partir dali o homem passou a ter consciência de sua liberdade. Desde que a humanidade mostrou sua capacidade de pensar, o homem pensava que era livre. A história mostrou que não era verdade, desde que outros homens se deram ao “direito” e dominaram corpos, mentes e corações.

Liberdade de escolha

A liberdade de escolha é, primordialmente, um dos pilares fundamentais da vida humana. Esta liberdade permite, a princípio, que cada indivíduo tome decisões com base em suas emoções, necessidades e valores pessoais. Desde aquilo que escolhe para comer no café da manhã até as decisões mais importantes sobre carreira, tem-se a ideia de liberdade. Contudo, essas e outras escolhas, que podem determinar conceitos de autodeterminação e a realização pessoal, são ilusórias.

A liberdade de escolha também traz consigo uma série de responsabilidades que devem ser objeto de reflexão. Quando exercemos nossa liberdade de escolha, estamos assumindo a responsabilidade pelas consequências de nossas decisões, sejam elas boas ou ruins.

Por exemplo, se escolhermos seguir uma dieta pouco saudável e não praticar exercícios, podemos sofrer as consequências. Uma frase sobre “banquete de consequências” explica de forma didática esta liberdade. Com toda a certeza, os problemas de saúde, como obesidade, doenças cardíacas e diabetes são consequências que não perdoam os maus hábitos. Da mesma forma, se escolhermos entrar em um relacionamento abusivo, podemos sofrer com abuso físico, emocional ou psicológico, sem recompensas.

Livre Arbítrio

Algumas pessoas acreditam que o princípio da liberdade começa quando ela entende e pratica o Livre Arbítrio. Entretanto, a liberdade de escolha não é apenas uma questão de fazer o que queremos e quando queremos. Portanto, é vital considerar as nossas escolhas e agir de forma responsável e respeitando o direito alheio. Isso significa avaliar os prós e contras de cada opção, considerando as possíveis consequências e impactos em nossas próprias vidas e na vida dos outros.

Liberdade de Expressão

Existe, por outro lado, aqueles que acreditam que o princípio da liberdade tem início na liberdade de expressão. De fato, falar o que se quer, onde e quando o indivíduo deseja transformou-se em liberdade de expressão para muitos.

Surpreendentemente o direito de expressar nossas opiniões e ideias livremente também exige responsabilidade. Em outras palavras, o que se tem praticado nas redes sociais pode ser muita coisa, menos liberdade de expressão, na maioria dos casos.

Ao expressar nossas opiniões e ideias, precisamos considerar como nossas palavras podem afetar e como será a interpretação alheia. Costumo escrever que sou responsável pelo que eu escrevo, mas não sou responsável por aquilo que os outros interpretam. Desse modo,  é especialmente importante em um mundo de conexões sabermos nos comunicar. Certamente, nossas palavras podem ter vários sentidos através das mídias sociais e provocar grandes problemas nas falhas de comunicação.

Por exemplo, se compartilharmos algo difamatório sobre alguém nas mídias sociais, podemos prejudicar o julgamento e a vida dessa pessoa. Portanto, além de sermos responsáveis ​​pelas consequências legais e sociais de nossas ações, estamos praticando a falácia Poisoning the well.

Portanto, a liberdade de expressão não é uma licença para dizer o que queremos sem consequências. Em vez disso, é uma oportunidade de compartilhar nossas ideias e opiniões de forma construtiva e responsável, confiante para um diálogo aberto e saudável.

Direitos Fundamentais

Desta forma, a liberdade de escolha e de expressão são direitos fundamentais de cada indivíduo e o princípio da liberdade. Contudo, essas liberdades também trazem consigo uma série de responsabilidades e noções de respeito ao próximo. Ao fazer escolhas e expressar nossas opiniões, precisamos considerar as consequências de nossas ações para demonstrar tolerância e equilíbrio.

Da mesma forma, se usarmos nossas palavras para incitar o ódio, a violência ou a discriminação, podemos contribuir para uma cultura de intolerância e preconceito.

O grande problema que apresenta-se sem solução é o que fazer com o total desrespeito aos princípios básicos da liberdade em desuso nas redes sociais.

Quem pode deter a avalanche de “eu escrevo e faço o que eu quiser” e não sofrer nenhuma punição?

Teremos nas redes sociais mais um paraíso da impunidade?

 

Imagem: Entre sem Bater – Dante Alighieri – Princípio da Liberdade

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário