Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. A física e a matemática são ciências complexas até certo ponto. Cientistas como Paul Dirac a tornaram muito mais próximas das pessoas e de fácil compreensão, e sem “Afirmações Falsas“.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Paul Dirac
Quando cientistas e pesquisadores têm que vir a público ou nas redes sociais refutar afirmações falsas é porque perdemos as referências do mundo real. Por exemplo, o trabalho dos cientistas e pesquisadores para explicar os benefícios das vacinas é algo assustador. Como se não bastasse, ver nas redes sociais e até em espaços acadêmicos defensores da terraplana, é sinal do fim dos tempos.
Paul Adrien Maurice Dirac OM FRS ( 8 de agosto de 1902 – 20 de outubro de 1984 ) foi um físico teórico inglês considerado um dos físicos mais importantes do século XX. Ele foi o Lucasian Professor of Mathematics na University of Cambridge , professor de física na Florida State University e na University of Miami , e ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1933. Dirac fez contribuições fundamentais para o desenvolvimento inicial da mecânica quântica e da eletrodinâmica quântica.
Fonte: Wikipedia
Afirmações Falsas
É necessário destacar que a expressão afirmações falsas, da frase de Paul Dirac, têm significado nos dias de hoje como fake news. Surpreendentemente, um professor ganhador de um Prêmio Nobel de Física tinha, sem o uso da tecnologia atual, a perfeita noção da nossa realidade. Em outras palavras, a propagação de falsidades, principalmente por crentes e religiosos, é um crime do qual somos todos vítimas.
Terra plana
De acordo com as publicações que dominaram a Internet nos últimos anos, as afirmações falsas que arrebataram muitas pessoas foram:
- Terraplana
- Vacina é um malefício
- Mamadeira de Piroca
- Cartilha Gay
- Honestidade de milicianos
- Ozônio retal
- Cloroquina
- Outras sandices
Desconsiderando todas elas, escolhemos a “teoria” da terraplana e seus pseudocientistas como uma das coisas mais bizarras do planeta. Congressos “científicos” sobre a terraplana surgiram até no Brasil e, inegavelmente, isso é um retrocesso histórico. Desde que o tema ganhou as redes sociais, fiquei impressionado como estas pessoas têm a coragem de refutar algo real.
Do ponto de vista da física, matemática, astronomia ( e Paul Dirac tem frases sobre isso), é inadmissível que aceitemos estas teorias pacificamente. Ah! dirão alguns, “… mas é liberdade de expressão, deixa o povo falar o que pensa.“. Desta forma, eu diria sem pestanejar: não tem que deixar estes lunáticos continuarem propagando estas afirmações falsas, desenfreadamente.
Além disso, seja na questão da terraplana ou das vacinas, o tempo gasto pelos cientistas para tentar mostrar a realidade, é um desperdício.
Mentes e corações
Infelizmente, os cientistas como o professor Paul Dirac, e tantos outros atualmente, estão abandonando as redes sociais. Certamente estão cansados de explicar coisas que não deveriam sequer ser objeto de um debate entre quem pensa a ciência. Outro pensador disse que “… chegará um tempo em que teremos que provar que a grama é verde…”. Infelizmente, este tempo chegou e, portanto, os esforços para provar que a grama é verde são em vão.
Mentes e corações foram abduzidos por fake news ou afirmações falsas, nas redes sociais. Todos têm pressa de compartilhar o que recebem e nenhuma intenção de verificar se uma afirmativa é comprovável. Como se não bastasse, basta qualquer perfil falso comprar perfis de amigos e a propagação ganha o infinito.
Venho repetindo há algum tempo que perdemos muitas batalhas(1), e vamos perdendo a guerra para um inimigo cruel, a desinformação. Mentes e corações demonstram sua preferência por qualquer coisa, menos pela realidade, o fundo do poço é logo ali.
As religiões que sempre viveram de afirmações falsas e mitos, estão no comando das redes sociais e têm seguidores mais do que fiéis.
Em suma, não está resolvendo muito desmascarar teorias absurdas, fake news ou afirmações falsas. Com toda a certeza, grupos, comunidade e redes sociais cuidam de disseminar somente aquilo que lhes traz curtidas e afagos. A verdade e a ciência não são assuntos que a maioria das pessoas gosta de colocar na pauta.
A ignorância tomou conta do mundo e a honestidade dos cientistas cai no vazio a cada rede social que modera a verdade.
(1) “Estudo mostra como a pseudociência venceu a ciência na CPI da COVID”
P. S.
A detenção de manifestantes da tentativa de golpe de 8 de janeiro vai produzir matérias na mídia com depoimentos surreais. Acompanhem e avaliem o nível de insanidade da patuleia.
Imagem: Entre sem Bater – Paul Dirac – Afirmações Falsas
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos são revisados, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que vão sendo corrigidos à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.