Entre sem bater - Md Gregory House - Pessoas Religiosas

Entre sem bater – Md House – Pessoas Religiosas

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. O personagem Gregory House deu nome à série de sucesso mundial. É provável que o ator transferiu para o personagem, muitas de suas percepções, inclusive sobre as “Pessoas Religiosas“.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Md. Gregory House

Gregory House era um personagem de uma série de TV estadunidense da área médica. Uma área de diagnósticos que é incomum no Brasil.

House esteve em exibição entre 2004 e 2012. Uma criação de David Shore sobre um médico irreverente, controverso, de sucesso, mas que não confia em ninguém, muito menos em seus pacientes. Era também conhecida como “Md House” ou “Dr. House”, “Doutor em Medicina” ou simplesmente “Doutor”.

Em todos os episódios, o Dr. House tinha frases que poderiam gerar alguns blogs e muitos textos. Com toda a certeza, muitas frases de “House” estarão na trilha de “Entre sem bater“.

Gregory House é o protagonista fictício da série dramática médica americana House. Criação de David Shore e com o ator inglês Hugh Laurie no papel principal, é a história de uma equipe de diagnosticadores em um hospital. O Dr. House é o chefe de medicina diagnóstica no fictício Princeton-Plainsboro Teaching Hospital em Princeton, Nova Jersey. O personagem de House tinha características de misantropo, cínico, narcisista e mesquinho dentre outras, no Hospital-Escola.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Pessoas religiosas

As frases do Dr. House são marcantes em todas as temporadas e episódios. Contudo, algumas frases são marcantes pois extrapolam o contexto de cada um destes capítulos da série. Desta forma, quando ele fala de “pessoas religiosas”, a aplicação é para um paciente específico, mas a generalização é possível para muitos.

Inquestionavelmente, as frases de House podem servir de carapuça para muitos brasileiros, especialmente nos últimos anos.

Argumentos

Desde que comecei a trilha “Entre sem bater” cada texto tem frases que encaixam-se em nosso cotidiano. Pode ser uma frase de filósofo grego ou de um sociólogo da atualidade. Frases são assim e quando se fala de argumentos, não é somente as pessoas religiosas que não ouvem/entendem.

Por exemplo, em “Argumento(1) de Albert Camus, a importância não é a linha defendida pelo argumentador. Como no caso de House, no episódio que associa um argumento racional e pessoas religiosas, o interlocutor aceitou o argumento e foi ao diálogo.

Desse modo, comprova-se que as pessoas religiosas podem, em casos extremos ou em fim de vida, pensar além de seus dogmas. O que vemos hoje no Brasil é a clara confirmação do que disse o Dr. House.

É impossível apresentar um argumento com fundamentos ou racional para uma pessoa fanática. A religião está no topo das causas de brigas e guerras, e entrou na política, no caso do Brasil, de maneira enviesada.

As pessoas religiosas ou aquelas que falam muito de fé e religião sem saberem por quê, não são confiáveis e não entendem de racionalidade.

Em suma, House tem toda razão, e não interessa se ele é ateu ou uma pessoa religiosa somente na Páscoa e no Natal.

 

(1) “Entre sem bater – Albert Camus – Argumento

P. S.

Particularmente, considero a série MD House a melhor que já vi sobre saúde e médicos na TV ou streaming. É provável que a série “ER” (de nome Plantão Médico no Brasil) tenha se aproximado de House, mas não igualou.

 

Imagem: Entre sem Bater – Md House – Pessoas Religiosas

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário