Entre sem bater - Chico Xavier - Novo fim

Entre sem bater – Chico Xavier – Um Novo Fim

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. A frase de Chico Xavier sobre um novo começo e um “Novo Fim” deveria estar na mente de todas as pessoas, o tempo todo.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Chico Xavier

Chico Xavier é conterrâneo de meu pai e avô, da aprazível e acolhedora Pedro Leopoldo (MG). Inquestionavelmente, seu trabalho sempre foi  consistente e coerente com tudo aquilo que dizia. As frases se sua autoria e aquelas de origem nas suas publicações dizem sobre todas as pessoas, independente da religião que professam.

Chico Xavier ou Francisco Cândido Xavier, nascido Francisco de Paula Cândido ( 2 de abril de 1910 – 30 de junho de 2002 ), foi um popular filantropo e médium espírita brasileiro . Durante um período de 60 anos, ele escreveu mais de 490 livros e milhares de cartas alegando usar um processo conhecido como ” psicografia “. Livros baseados em cartas e manuscritos antigos foram publicados postumamente, elevando o número total de livros para 496. Suas obras tiveram vendas superiores a 50 milhões de exemplares. Os direitos autorais destas publicações tiveram a cessão para instituições de caridade.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Novo fim

Começar de novo é diferente de refazer um começo. Por isso, um novo fim é sempre possível, com novos começos e aprendizagem sobre os erros.

A vida é, de fato, cheia de sucessos e fracassos, decepções, momentos felizes e tristes. Todos nós, certamente, experimentamos essas oscilações ao longo da nossa vida. Entretanto, muitas vezes nos encontramos olhando para trás com arrependimento e desejando ter poder para mudar as coisas. No entanto, a verdade é que não podemos voltar no tempo e começar de novo.

Assim sendo, podemos encontrar uma nova direção, mesmo que estejamos presos a um passado de sofrimento e fracassos. E isso só é possível quando reconhecemos que temos a responsabilidade de nos reinventar e de buscar um novo caminho.

O passado é imutável e o que aconteceu não tem retorno ou revisão, e o futuro pode ser diferente se acertamos, erramos e aprendemos.

Começar de novo

Para começar de novo, a reflexão e a mudança são essenciais em nosso caminho. Todos nós precisamos evoluir e crescer para enfrentar os desafios da vida. No entanto, na maioria das vezes, ficamos presos a velhos hábitos, crenças e comportamentos. Por isso que a ideia de começar de novo, sem repetir erros, é tão importante. Desse modo, é possível desapegar do passado e começar com uma nova perspectiva e uma nova energia.

Mas como podemos começar de novo?

A resposta é simples: tomar ações diferentes das que provocaram efeitos indesejados. É preciso quebrar padrões antigos e adotar uma nova abordagem para a vida. Isso pode envolver uma mudança de emprego, a adoção de novos hábitos, a busca de novos relacionamentos ou novos aprendizados.

Enfim, o importante é que estejamos dispostos a sair da zona de conforto e experimentar coisas novas.

No entanto, começar de novo não significa negar ou esquecer o passado. Pelo contrário, é importante reconhecer todas as lições e os erros devem ter revisão e análise. Em outras palavras, o passado pode servir como uma fonte de sabedoria e crescimento.

Mudança

Assim sendo a ideia de fazer um novo fim nos ensina que a vida é uma jornada em constante evolução. Não há um destino final ou um caminho definido que devemos seguir. Sem dúvida, somos os criadores da nossa própria história e podemos moldar o nosso futuro. E uma vez que podemos escolher o nosso próprio caminho e podemos definir os nossos próprios objetivos e metas.

Se bem que isso não significa que a vida será fácil ou que não haverá mais desafios e obstáculos. A vida é cheia de percalços, mas o importante é que tenhamos a coragem de enfrentá-los, de acordo com o espírito solidário. Podemos escolher o nosso destino e criar um futuro de felicidade e realização, sem sermos agressivos e egocêntricos.

Em suma, o fechamento da frase “… Qualquer um pode começar de novo e fazer um novo fim” é uma mensagem de esperança.

 

Imagem: Entre sem Bater – Chico Xavier – Um Novo Fim

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta colocar enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com. Na página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros apresentam erros (inclusive ortográficos) e que sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

 

Deixe um comentário