Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Assim como Napoleão Bonaparte, eu e muitos outros seres humanos, temos muitos “Projetos“.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Napoleão Bonaparte
Alguns personagens da História da humanidade ensejam muito mais do que meros textos em um Blog. Contudo, é desses personagens que podemos avançar com as ideias e avaliarmos se fazemos parte de alguma evolução. A frase de Napoleão sobre projetos, revela que nem o mais poderoso governante pode tudo.
Napoleão Bonaparte (nasceu Napoleone Buonaparte; 15 de agosto de 1769 – 5 de maio de 1821), mais tarde conhecido por seu nome real Napoleão I. Foi um comandante militar francês nascido na Córsega e líder político que ganhou destaque durante a Revolução Francesa. Liderou campanhas de sucesso durante as Guerras Revolucionárias na segunda parte do movimento na França. Foi o líder de fato da República Francesa como Primeiro Cônsul de 1799 a 1804, depois Imperador dos Franceses de 1804 a 1814 e em 1815. O legado político e cultural de Napoleão perdura até hoje, como um líder altamente celebrado e controverso. Deu início a muitas reformas liberais que persistiram na sociedade e é considerado um dos maiores comandantes militares da História. Suas campanhas ainda são estudadas em academias militares em todo o mundo. Entre três e seis milhões de civis e soldados morreram no que ficou conhecido como as Guerras Napoleônicas.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
Projetos
Um personagem histórico não deveria ter reconhecimento somente pelas suas frases. Sem dúvida, mais importante do que a verborragia é a práxis, a ação e até os resultados. Contudo, a humanidade julga as pessoas pelos resultados e isso está dominando o chamado senso comum, com as redes sociais.
Muitos consideram “normal” avaliar primeiro as pessoas, antes de avaliar os projetos e as dificuldades dos mesmos. A tal liberdade que Napoleão proclamava é constante nos projetos e até utopias de todas as pessoas. Ninguém realiza nada sozinho, do mesmo modo, Napoleão tinha projetos e foi um grande líder.
Como no pensamento original, as circunstâncias e não bobagens como crenças, destinos e obviedades determinam os resultados.
A palavra projeto tem uma quantidade finita de acepções(1), contudo, cada área do conhecimento insere detalhes e circunstâncias inimagináveis. Estas circunstâncias podem fazer com que um mesmo projeto, em local e tempo diferentes, produza resultados completamente díspares.
Vida Real
A ideia da frase de Napoleão sobre projetos tem aplicação, atualmente, no mundo real e virtual. Ao fazermos projetos ou apresentarmos ideias, as pessoas querem resultados rápidos. Com toda a certeza, os habitantes do planeta “só querem saber do que pode dar certo“. Como se não bastasse, a maioria da geração usuária de redes sociais é uma geração dicionário(2).
Posso citar, por exemplo, as minhas várias tentativas de desenvolver projetos coletivos, em diversas áreas do conhecimento. De nada adianta eu ter algum poder ou determinar as regras, as pessoas contribuem em função de remuneração. Com efeito, mesmo que o projeto seja de cunho social ou cooperativo, os colaboradores pensam de forma individualista sempre. E, em suma, a evolução e avanços das tecnologias e redes sociais não resolveram esta questão.
Assim sendo, esta frase tem sentido para mostrar que mesmo o Presidente da República, como no Brasil, tem limitações e adversidades. Não pode tudo, ou como eu já escrevi muitas vezes, pode muito pouco. Mesmo que ele tenha projetos estritamente sob a sua responsabilidade, o estamento burocrático de Estado pode fazer diferente.
Ao mesmo tempo, no caso do arranjo político brasileiro, inexiste equilíbrio entre Poderes e as circunstâncias a que Napoleão se refere, direcionam os projetos.
Enfim, nunca somos mestres e definimos o que, como e quando nossos projetos vão dar certo. Portanto, nunca confie ou dê voz àqueles que começam a falar sobre qualquer coisa apontando dedinho para os erros. Alguns provérbios e pensamentos podem servir para afastar estes disseminadores da própria estultícia.
Haveremos de vencer !
Pensamento
Posso ter tido muitos projetos, mas nunca tive liberdade para realizar nenhum deles. Pouco adiantava estar segurando o leme; por mais fortes que fossem minhas mãos, as ondas repentinas e numerosas eram ainda mais fortes, e eu era sábio o suficiente para ceder a elas, em vez de resistir obstinadamente e fazer o navio afundar. Assim, nunca fui verdadeiramente meu próprio mestre, mas sempre fui governado pelas circunstâncias.
in Conversa com Emmanuel, conde de Las Cases (11 de novembro de 1816), Mémorial de Sainte Hélène, v.4, p. 133.
(1) Projeto – Dicionário Priberam
(2) “Entre sem bater – Anonymous – Trabalho”
Imagem: Entre sem bater – W. K. Clifford – Evidências Insuficientes
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.