Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Cada “Recomeço” tem motivações diferentes, Abner Santos tem uma boa ideia para assim procedermos.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Abner Santos
Abner Santos é daqueles novos autores de nicho. Suas frases, em poesias e pensamentos, merecem reflexão. Contudo, os nichos em que atua ou sua política de divulgação do trabalho, limitam o conhecimento de suas atividades e ideias. Algumas de suas frases e pensamentos estão, surpreendentemente, com autorias diferentes e malucas. Os fãs dele deveriam criar um espaço ou verbete para ele em algum lugar na Web.
Abner Santos, cantor e escritor, autor dos livros “Lágrimas no Varal” e “Deus, eu e algumas palavras”, é conhecido por publicar seus pensamentos e poesias nas redes sociais. Suas palestras já foram ministradas em mais de 120 cidades espalhadas pelo Brasil. Suas reflexões são, em sua grande maioria, visões profundas sobre o cotidiano, relacionamentos e, sobretudo, o amor.
Fonte: Reserva.Ink
Recomeço
Com toda a certeza, esta é uma palavra que a maioria das pessoas sabe que significa algo a se fazer novamente.
É de uma simplicidade assustadora, pode ser um substantivo ou a conjugação do verbo recomeçar, na primeira pessoa. Um reinício de alguma coisa que foi, certamente, iniciada em algum tempo.
Embora seja de simples entendimento, a frase de Abner Santos traz nuances e detalhes aplicáveis a uma situação específica. Por outro lado, podemos substituir outras palavras e encaixar o pensamento e nossas vidas.
Desse modo, seria muito fácil recomeçar quando as coisas se partirem e zerar tudo, na teoria.
Contudo, a teoria não é a prática e muito menos nossas vidas. A teoria, bem como a prática, exigem recomeços diários, mas com muitos cacos e dilaceração de mentes e corações.
Reinício
O prefixo “re” na palavra recomeço e reinício (sinônimos) tem sentido a oportunidade de um novo começo ou um início. Entretanto, a carga deste prefixo, e todas as sequelas decorrentes, não podem ter um tratamento simples.
É provável que apedeutas e compartilhadores de frases feitas e chavões não pensem muito. Para eles a vida é somente um “… lavou tá novo …” ou “o que os olhos não veem o coração não sente…”. Nada mais estulto do que levar a vida desta maneira, o sofrimento e qualquer tentativa de melhorar será inútil.
O pensamento, que teve autoria errônea a Cora Coralina, indica que para qualquer recomeço temos que juntar os cacos e tentar reparar os erros. Sem dúvida, não existe recomeço quando as coisas correm de maneira satisfatória. Portanto, todo recomeço exige que a aprendizagem avance e produza reflexões consistentes. É muito comum, as pessoas recomeçarem esquecendo todas as dores e agirem açodadamente.
Dor pungente
É comum, entre os coaches (estes são um problema) a narrativa de “que dor te aflige…” com o propósito de aproximar e mostrar empatia. Em seguida, inicia-se um rosário de conselhos como se fosse possível começar tudo do zero. Neste sentido, uma vez que quem precisa reiniciar, de fato acredite que é fácil esquecer os retalhos e pedras no caminho.
Desta forma, a frase é muito simples e quase perfeita, basta cada um encaixar na sua realidade e fazer como a sugestão de outros pensamentos. Recomeçar a partir de sua própria reflexão, do reconhecimento de todas as suas dores e avaliação dos erros, cuidando para não ser vítima de enganadores.
Enfim, não existe recomeço somente costurando com a fina linha que é a vida de cada um. Já que são vidas e cacos completamente diferentes, certamente as linhas são específicas para cada pessoa. Muito menos deve-se aceitar chavões como “… levantar e sacudir a poeira…”.
Imagem: Entre sem bater – Abner Santos – Recomeço
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.