Entre sem bater - Cora Coralina - Ensinar

Entre sem bater – Cora Coralina – A arte de ensinar

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Com toda a certeza, não precisa ser professor para saber “Ensinar“, e Cora Coralina demonstrou isso.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Cora Coralina

Cora Coralina era uma educadora em essência, como poucas ensinava e recebia ensinamentos. Era merecedora do título de artista, seja pela poesia ou por seus pensamentos reais ou imaginários.

Cora Coralina é o pseudônimo da poetisa e escritora brasileira Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Nasceu na cidade de Goiás (GO) em 20  de abril de 1889 e faleceu em 10 de  abril de 1985. É uma das mais importantes escritoras brasileiras. Seu primeiro livro ( “Poemas dos Becos de Goiás” e “Estórias Mais” ) foi publicado em junho de 1965. Ela passou sua vida profissional como confeiteira em uma pequena padaria. Dali,  se valeu de suas experiências da cultura rural brasileira para criar sua rica prosa poética. Apresentou o interior do Brasil e, em particular, enfocando a vida dos cidadãos de pequenas cidades do estado de Goiás.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Ensinar

Em primeiro lugar, todas as homenagens que tiverem como direção a poetisa Cora Coralina, serão poucas e insuficientes. O Google fez uma homenagem(1) em uma das datas com relação à escritora. É provável que seja um sinal que existe vida inteligente nas redes sociais. Desse modo, entendemos que ensinar é uma arte, sob as mais diferentes formas, métodos e conteúdos.

Troca e sinergia

O ato de ensinar é, sem dúvida, uma forma de arte. Assim como um pintor cria uma obra-prima com pinceladas cuidadosas, um educador  molda mentes e corações através do conhecimento que transmite e recebe. Ensinar não é apenas um processo de transmitir informações, mas uma forma de transformar um professor e seu aluno.

Para um educador, ensinar é uma oportunidade de cultivar sua paixão pelo conhecimento. Através do ato de compartilhar o que sabe, ele pode explorar e aprofundar ainda mais sua própria compreensão da matéria. Um educador encontra sempre maneiras de apresentar o conteúdo, de forma cativante e envolvente. Essa busca por métodos inovadores de ensino estimula quem transmite conhecimento a sair da zona de conforto e a se reinventar.

Além disso, o educador desenvolve e aprimora habilidades interpessoais essenciais e específicas. Desse modo, ele aprende a ouvir, a se comunicar de forma clara e a construir relacionamentos saudáveis com outras pessoas. Essa interação cria um ambiente propício para o crescimento mútuo, onde ambos aprendem uns com os outros. O educador se torna um facilitador da aprendizagem e evolução, encorajando a participação ativa e a troca de ideias.

Dedicação

Quando um educador se dedica verdadeiramente ao ensino, ele consegue despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Um exemplo disso é a habilidade de contar histórias de forma envolvente. Por exemplo, uma poetisa pode contar histórias reais de forma carismática e com habilidade. Desse modo, ela consegue transportar as pessoas para outros mundos, despertando a imaginação e as paixões.

Desse modo, os benefícios da arte de ensinar não se limitam a um educador ou poetisa. Assim como educandos recebem ensinamentos expandem seus horizontes, educadores aumentam suas perspectivas. Certamente, através da educação,  todos adquirem conhecimentos e habilidades para enfrentar os desafios do mundo.

Paradigmas

Outro exemplo notável é o papel do educador como mentor ou modelo de referências positivas. Muitos alunos se inspiram profundamente em seus bons educadores e vêem neles um exemplo a seguir. O educador pode se tornar um guia, orientando os alunos em suas escolhas acadêmicas e profissionais. Como se não bastasse, podem transmitir valores fundamentais, como respeito, ética e empatia.

Sem dúvida, essa influência positiva pode deixar uma marca duradoura na vida dos alunos, inspirando-os a se tornarem pessoas melhores.

Em suma, ensinar é verdadeiramente uma forma de arte.

É uma expressão criativa que envolve paixão, comprometimento e habilidades interpessoais, na maioria dos casos única.

Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas do Brasil, disse uma frase sobre Cora Coralina que dá uma ideia do ensinar e aprender.

“… Que riqueza de experiência humana, que sensibilidade especial e que lirismo identificado com as fontes da vida! Aninha hoje não nos pertence. É patrimônio de nós todos, que nascemos no Brasil e amamos a poesia…”

inO dia que Drummond descobriu Cora Coralina

Tanto para o professor quanto para o aluno, a arte de ensinar oferece oportunidades de crescimento, descoberta e transformação. É uma troca mútua de conhecimento e inspiração, onde todos ficam ricos de conhecimento. Que possamos valorizar e celebrar essa arte, reconhecendo seu poder de moldar o presente e construir um futuro melhor.

Ensinar é uma arte, sem dúvida alguma e sob qualquer condição e gera muita felicidade.

 

(1) “Em 20 de agosto de 2017, o Google comemorou seu 128º aniversário com um Google Doodle“.

 

Imagem: Entre sem bater – Cora Coralina – Ensinar

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário