Entre sem bater - Lya Luft - Insensatez

Entre sem bater – Lya Luft – Insensatez

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Certamente, a expressão contrária ao bom senso não seja comum, mas a palavra “Insensatez“, como dito por Lya Luft, é significativa.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Lya Luft

Lya Luft, por ocasião da morte de Hélio Pellegrino(1) escreveu uma espécie de ode ao psicanalista mineiro. É provável que a gaúcha tenha prestado uma singela mas emocionante homenagem ao mineiro. Certamente, corroborando a ideia de que “santo de casa não faz milagres“. Ou, como se não bastasse uma frase ruim, de que o “mineiro só é solidário no câncer“.

Insensato eu estar aqui, e viva.
O rosto dele me contempla
vincado e triste no retrato sobre minha mesa;
em outros, sorri para mim, apaixonado e feliz.
Insensato, isso de sobreviver:
mas cá estou, na aparência inteira.

Lya Fett Luft (15 de setembro de 1938 – 30 de dezembro de 2021) foi uma escritora brasileira e uma tradutora prolífica. Trabalhou, principalmente, nas combinações de idiomas inglês-português e alemão-português. Sua ascendência de imigrantes de língua alemã, proporcionou uma notável proficiência no alemão e português. Foi professora universitária de linguística e literatura e escreveu uma coluna de opinião para a revista Veja. A obra literária de Luft tem tradução para diferentes línguas europeias, incluindo alemão, inglês e italiano. Lya Luft sofreu um infarto em 2019 e morreu em sua casa em Porto Alegre dois anos depois, aos 83 anos.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Insensatez

Quantas vezes nos deparamos com uma insensatez que aos olhos de quem pratica, é um senso comum ou bom senso?

Anteriormente, tentei debater muito sobre questões de senso comum(2) e, hoje em dia, virou uma insensatez estar vivo. Portanto, debater sobre bom senso, senso comum e o que as pessoas pensam, virou fora de moda ou motivo para sofremos ataques.

Por exemplo, se entramos numa rede social como o Twitter e damos a nossa opinião em qualquer assunto, pode iniciar-se uma “briga”. Assim sendo, é um risco grande de angariarmos haters e inimigos somente por escrevermos nossas opiniões. Sem dúvida, vivemos tempos estranhos em que todos preferem a concordância hipócrita ao debate evolucional e sadio.

As certezas das pessoas, a partir de opiniões de segunda mão, fake news ou de publicidades com disfarce de notícia é cruel. Existe, por outro lado, uma disputa, a partir da ideia de que aqueles(as) com alguma informação, têm poder. Nada é mais falacioso e cruel do que uma pessoa compartilhar uma mentira, acreditar nela e depois ver que era falsa.

Dá um dinheiro aí

Contudo, as aparências é que importam, a maioria dos perfis em redes sociais busca likes e, principalmente, dinheiro. Pedir centavos em PIX é algo que as pessoas veem como “normal”, e nem importa o motivo. Desta forma, muitos poucos estão ficando milionários e nem sempre apresentam algum conteúdo que promova a evolução humana, muito menos o bom senso.

Estamos numa espiral descendente em termos de racionalidade e sensatez, e numa rota ascendente de insensatez e desonestidade. A insensatez e o estelionato intelectual nas redes sociais venceram. Em suma, estamos sobrevivendo, não se sabe até quando.

Kafunga estava certo, no Brasil, o errado é que é o certo e as massas seguem interesses personalíssimos.

 

(1) “Hélio Pellegrino – Wikipedia

(2) “Senso comum e a manipulação de massas

 

Imagem: Entre sem bater – Lya Luft – Insensatez

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário