Entre sem bater - Aristóteles - Falsa Simetria

Entre sem bater – Aristóteles – Falsa Simetria

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. Até mesmo os filósofos gregos não resistiram às redes sociais, Aristóteles nem sonhava com uma tal “Falsa Simetria“.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Aristóteles

Aristóteles, ou Aristotle em outros idiomas, foi um filósofo que estaria em apuros atualmente. Em outras palavras, são tantas frases que algumas ficam muito difíceis de cravar a autoria. Desse modo, é um alívio quando usamos as licenças poéticas de aforismos e paráfrases, de terceiros. Certamente, o grego estará sempre no rol dos mais citados do planeta e desta civilização moderna. Ainda bem que Aristóteles era um polímata e podia dar palpite em tudo, o que é quase um crime hoje em dia.

Aristóteles ( 384–322 a.C.) foi um filósofo e polímata grego antigo. Seus escritos abrangem uma ampla gama de assuntos abrangendo as ciências naturais, filosofia, linguística, economia, política, psicologia e artes. Como fundador da Escola peripatética de filosofia no Liceu de Atenas, ele iniciou a tradição aristotélica, para o desenvolvimento da ciência moderna. Ele nasceu na cidade de Stagira, no norte da Grécia, durante o período clássico. Seu pai, Nicômaco, morreu quando Aristóteles era criança, e ele foi criado por um guardião. Aos dezessete ou dezoito anos ingressou na Academia de Platão em Atenas e lá permaneceu até os trinta e sete anos ( 347 a.C.). Pouco depois da morte de Platão, Aristóteles deixou Atenas e, a pedido de Filipe II da Macedônia, foi tutor de seu filho Alexandre, o Grande, a partir de 343 a.C. Ele estabeleceu uma biblioteca no Lyceum que o ajudou a produzir muitas de suas centenas de livros sobre rolos de papiro.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Falsa Simetria

Em primeiro lugar, não se assustem com a expressão “falsa simetria” a partir de uma ideia de Aristóteles. Certamente, o polímata grego não teria esta expressão em nenhuma de suas frases e, em especial, numa frase do Brasil de hoje. A aparente relutância(1) dos habitantes das redes sociais em aprender é terrível.

Desse modo, a ideia original de Aristóteles diz respeito a iguais e desiguais com mesmo peso e mesma medida.

Pensamento aristotélico

Por exemplo, pensa-se que a justiça é igualdade, e assim é, embora não para todos, mas apenas para aqueles que são iguais; e pensa-se que a desigualdade é justa, pois assim é, embora não para todos, mas para aqueles que são desiguais

Desigualdades

Algumas frases, sobre o tratamento desigual de iguais, que podemos tratar como uma ideia de falsa simetria, levam assinatura do grego.

  • A democracia surgiu quando, de fato, todos são iguais, lato sensu, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si.
  • A amizade pode existir entre as pessoas mais desiguais. Ela as torna iguais.
  • A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais.
  • Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.

É provável que a tradução de frases sempre apresentem divergências. Contudo, com a explosão das redes sociais, ficou tudo sem controle e aforismos e paráfrases predominam. Desse modo, escolhi uma frase para o banner principal e uma adaptação para o momento no Brasil.

A questão básica da falsa simetria é que de um lado querem igualar coisas diferentes e de outro, dar tratamento diferente para desiguais.

Dois Pesos, Duas Medidas

A expressão popular “dois pesos e duas medidas” tem seu uso, na maioria dos casos, errôneo e grotesco. De fato e de direito, existe a indicação de que, no meio jurídico, esta expressão tem proibição de uso. É provável que alguém tente associar falsa simetria com esta expressão.

Curiosidade

Teoricamente e cronologicamente, a Bíblia foi escrita muito depois das ideias dos filósofos pré-socráticos. Sendo assim, uma passagem bíblica pode ter uma indicação de autoria ou ser uma paráfrase.

“Não carregueis convosco dois pesos, um pesado e o outro leve, nem tenhais à mão duas medidas, uma longa e uma curta. Usai apenas um peso, um peso honesto e franco, e uma medida, uma medida honesta e franca, para que vivais longamente na terra que Deus vosso Senhor vos deu. Pesos desonestos e medidas desonestas são uma abominação para Deus vosso Senhor.” (Bíblia, Deuteronômio 25:13-16)

Inelegibilidade Já

Após a quase convulsão social a que o Brasil se submeteu, um processo sobre inelegibilidade do ex-presidente recente, teve sequência no TSE. Desse modo, a pauta dos jornalecos e portais é este tema, com muitos querendo cadeia para um processo que não prevê cadeia. São assim as redes sociais, repletas de estultos que viram especialistas(*) (#SQN) em segundos, graças ao Google e ChatGPT.

Se bem que, muitos vão ignorar as pesquisas que faço, e por conta de uma opinião de segunda mão ou dogma, me condenarão ao inferno.

Que fique bem claro, ser contrário a uma opinião ou situação é somente isso, dar uma opinião. E, assim sendo, vejo com olhos críticos algumas aplicações da ideia de pesos e medidas iguais para desiguais.

Por exemplo, quando o defensor do ex-presidente usa de analogia outros casos, o faz de maneira imprópria e em desequilíbrio. Utiliza o defensor, certamente, da ideia de dois pesos e duas medidas, de maneira juridicamente condenável. Por outro lado, quando algumas decisões do Judiciário fecham os olhos para as desigualdades de um mesmo crime, age parcialmente.

A expressão “cada caso é um caso” alinha-se, inquestionavelmente, com as minhas teorias sobre o uso de analogias e metáforas. O uso de analogias, bem como das metáforas, são péssimas práticas no meio jurídico. Contudo, os vícios da nossa justiça não podem ter muitas correções, sob o risco de nos perdermos ainda mais no labirinto jurídico.

Contrassenso

Enfim, se tomarmos ao pé da letra, desde o pensamento aristotélico até as “máximas” das redes sociais, a igualdade de direitos constitucionais é um contrassenso. Senão vejamos, diz a Constituição que “Todos são iguais perante a lei“. Entretanto, devemos tratar a todos com o mesmo peso e dosimetria, independente das circunstâncias?

Por exemplo, um alferes resolve fazer uma revolução e dar início a um golpe merece ter condenação à morte por decapitação. Por outro lado, um general participa da articulação de uma tentativa de golpe que fracassou, ele pode dizer que era zoação e sair livre?

Sem dúvida, as redes sociais mudaram o comportamento da sociedade, as coisas são mais “normais” do que antes. Agressões a mulheres virou coisa banal, o crime, em geral perdeu o sentido de comoção e repúdio. Racismo, xenofobia, homofobia, viraram “ponto dentro de todas as curvas“.

Atos injustos e desonestos passaram a ser “normais”, dependendo da proximidade de quem vê, pratica ou é vítima.

A falsa simetria depende de pontos de vista, quando deveria ter uma análise equidistante e imparcial. As manifestações nas redes sociais refletem a capacidade da nossa sociedade em demonstrar que não está evoluindo.

Este país(2) precisa, certamente, de inelegibilidade já, sem meias medidas ou falsas simetrias !

P.S.
  1. A utilização da expressão falsa simetria é um arroubo ou “licença poética” e filosófica que os filósofos não aprovarão.
  2. Frases de pensadores e filósofos exigem muita reflexão, como no caso de Cícero e uma biblioteca.(3)

 

(1) “Entre sem bater – Douglas Adams – Aparente relutância

(2) “Entre sem bater – Tim Maia – Este País

(3) “Entre Sem bater – Cícero – Biblioteca

(*) Com a pandemia, as redes sociais ganharam especialistas em epidemiologia, a cada fato novo, todos viram “especialistas”.

 

Imagem: Entre sem bater – Aristóteles – Falsa Simetria

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário