Entre sem bater - FHC - Aposentados

Entre sem bater – FHC – Os Aposentados

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Fernando Henrique Cardoso, ou FHC, teve a oportunidade de entrar para a história do país para sempre. Mas fez algumas coisas (ou deixou seus capatazes fazer) inadmissíveis. Em relação aos “Aposentados“, muito além de cometer uma gafe, ele foi cruel.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

FHC

O ex-presidente FHC era sincero, até demais. Quando citou a idade e os aposentados, não pensou nele, o que foi um prato cheio para uma gafe histórica.

Fernando Henrique Cardoso, também conhecido como FHC ( Rio de Janeiro, 18 de junho de 1931), é um professor, sociólogo, cientista político, escritor e político brasileiro. Filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi o 34.º presidente da República Federativa do Brasil entre 1995 e 2003. FHC graduou-se em Sociologia pela Universidade de São Paulo e mais tarde tornou-se professor emérito daquela universidade. Depois do golpe militar de 1964, exilou-se no Chile e na França, voltando ao Brasil em 1968.

Fonte: Wikipedia

Os Aposentados

A frase é simples, o contexto dela é que a torna uma tragédia, ou seria comédia. A trilha “Entre sem Bater” apresentará de tudo um pouco. Desde que a frase possa ter uma conexão a um texto, ou justificar uma ideia estará presente. Desse modo, a gafe cometida pelo ex-presidente está incluída no Febeapá de asneiras que assolam o pais ( valeu Stanislaw Ponte Preta !!! ).

60 anos

Eu comecei a trabalhar com 14 anos de idade, com carteira assinada, por força das circunstâncias. Portanto, com as regras vigentes, se eu contribuísse por 35 anos estaria aposentado aos 49 anos de idade. Contudo, o digníssimo ex-presidente promoveu uma reforma no RGP ( Regime Geral da Previdência ) e eu teria que contribuir por mais quatro anos.

Certamente, aquele presidente que chamou os que se aposentavam com menos de 60 anos de vagabundo não tinha mãe. É provável que ele se excluísse por ser melhor que os aposentados que não tinham a formação acadêmica dele.

Assim sendo, a minha “alegria” e satisfação em ter a desqualificação de “vagabundo” e por ter a minha aposentadoria suspensa, foi imensa #SQN.

Não foi gafe !

Os críticos de política deram risadas, os rentistas agradeceram e o patronato ficou em êxtase pois “… a Previdência não ia quebrar…“.

Mal sabiam eles que outras reformas viriam e quando uma delas se aproximava, fui lá e me aposentei.

Agora o STF está determinando que muitas aposentadorias devem sofrer revisões, menos no Judiciário.

Será que aguentamos mais um rombo destes ou quem esperava se aposentar com 65 anos vai se aposentar depois de morto?

E ainda tem trabalhador, de carteira assinada, que tem coragem de defender as reformas dos governos Temer e Bolsonaro.

Mas não fique assustado, tem gente que nem tem carteira assinada,  que defende as reformas trabalhistas e previdenciárias. Este povo não contribui com nada (alguns com pouco mais de R$60,00 por mês), usufruem do SUS e outros serviços públicos e ficam rindo.

Em suma, tem gente que ainda não entendeu nada e ainda diz que quem paga salário de político são eles.

O professor que aposentou com 48 anos de idade e chamou os outros de vagabundos disse o que pensava.

Definitivamente, não foi gafe, as elites pensam exatamente assim.

P. S.

Este texto, assim como outros, contém ironia e sarcasmo, coisa que nenhuma ferramenta de IA consegue fazer e poucos humanos entendem. #TAOQUEI?

 

Imagem: Entre sem Bater – FHC – Os Aposentados

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter, Threads, Koo etc.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Deixe um comentário