Entre sem Bater
Este é um texto da série “Entre sem bater” ( ← Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. A “Obediência Cega“, atualmente, assim como em 1901, como disse Einstein, proporciona a mentira e muito mais.
Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.
As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.
Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.
Albert Einstein
Como tenho escrito quando coloco frases de personagens célebres da humanidade, não é fácil. Sobre Einstein, prefiro indicar um espaço sobre seus trabalhos e frases ( Wikiquote ) que trazem ideias sensacionais. Einstein terá presença garantida aqui nesta trilha e não serei um a adotar a obediência cega ou praticar o apelo à autoridade. Nossa civilização no Século XXI não seria a mesma sem Einstein, chamá-lo de um físico-teórico é um absurdo inominável.
Albert Einstein ( 14 de março de 1879 – 18 de abril de 1955) foi um físico teórico nascido na Alemanha. Mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade, ele também fez importantes contribuições para o desenvolvimento da teoria da mecânica quântica e, portanto, para a física moderna. Sua fórmula de equivalência massa-energia E= mc 2, que surge da teoria da relatividade, foi apelidada de “a equação mais famosa do mundo”. Seu trabalho também é conhecido por sua influência na filosofia da ciência. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1921 “por seus serviços à física teórica. Sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, um passo fundamental no desenvolvimento da teoria quântica. Einsteinium, um dos elementos sintéticos da tabela periódica, foi nomeado em sua homenagem.
Fonte: Wikipedia (Inglês)
Obediência Cega
É provável que, como ocorre em muitos casos, que a frase de Einstein tinha um direcionamento e que, não obrigatoriamente, estaria sem validade. Atualmente, algumas frases, ampliaram o escopo, como esta sobre obediência cega, com apresentação sábia de Einstein.
Como se não bastasse a ampliação do sentido da frase, podemos dizer que a obediência cega para além das autoridades, é caso de polícia. Os tais influencers cagam suas regrinhas e seus obedientes seguidores compartilham e reproduzem sem nenhum critério.
Desse modo, surgem as fake news e as idiotices que obtém mais divulgação do que a verdade ou mensagens de cunho social e cooperativo. Surpreendentemente, o pensamento de Umberto Eco sobre o avanço da Internet tornou-se uma cruel realidade. A obediência cega, surda e muda da milhões de perfis que compartilham mentiras de milhares de influencers é clara.
Inimigo da Verdade
Assim sendo, com a expansão desenfreada das mentiras ou fake news, obscurecem qualquer tentativa de relatar fatos. Não se discute mais a verdade e sim, as versões e opiniões, inclusive na mídia tradicional e portais da oligarquia de comunicação.
Por exemplo, quando um filho de um Presidente da República cria uma fake news e utiliza mecanismos de disseminação em massa, comete um crime. Este crime tem estreito relacionamento à obediência cega de perfis autômatos e anônimos. Desse modo, muitas pessoas passam a ter um trabalho enorme em desmentir ou explicar a mentira. Certamente, o trabalho de “ouvir o outro lado” tem o desprezo de todos que preferem acreditar na mentira.
Uma determinada rede social, que deveria ser para relacionamentos profissionais (LinkedIn) privilegia postagens políticas inverídicas. E, como se não bastasse, ainda suspende e expõe os perfis que não são anônimos e lutam contra este desvirtuamento.
A explicação para que várias plataformas atuem desta maneira é simples: DINHEIRO !
Se Einstein fosse vivo poderia remanufaturar a frase dizendo:
- “A obediência cega à autoridade e ao dinheiro são os maiores inimigos da verdade“.
OPS ! Acho que vou inserir esta frase em alguns destes sites de “frases famosas” e atribuir autoria ao Einstein.
Que mal tem?
Com toda a certeza, ele não vai surtar.
Imagem: Entre sem bater – Albert Einstein – Obediência Cega
Nota do Autor
Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.
- Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
- Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
- Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
- Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.
Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.