Entre se, bater - Galileo Galilei - Um Herege

Entre sem bater – Galileo Galilei – Um Herege

Entre sem Bater

Este é um texto da série “Entre sem bater” ( Uma leitura, acima de tudo, “obrigatória” ). A cada texto, uma frase, citação ou similar, que nos levem a refletir. É provável que muitas destas frases sejam do conhecimento dos leitores, mas deixaremos que cada um se aproprie delas. Entretanto, algumas frases e seus autores podem surpreender a maioria dos leitores. É provável que até eu, assim como Galileo Galilei, teria feito uma retratação, caso sofresse acusação de ser um “Herege“.

Cada publicação terá reprodução, resumidamente, nas redes sociais Pinterest, Facebook, Twitter, Tumblr e, eventualmente, em outras isoladamente.

As frases com publicação aqui têm as mais diversas origens. Com toda a certeza, algumas delas estarão com autoria errada e sem autor com definição. Assim sendo, contamos com a colaboração de todos de boa vontade, para indicar as correções.

Na maioria dos casos, são frases provocativas e que, surpreendentemente, nos dizem muito em nosso cotidiano. Quando for uma palavra somente, traremos sua definição. Por isso, em caso de termos ou expressões peculiares, oferecemos uma versão particular. Os comentários em todas as redes sociais podem ter suas respostas em cada rede e/ou com reprodução neste Blog.

Galileo Galilei

É completamente desnecessário dar uma opinião sobre a frase e a acusação de Galileu ser um “herege”. Desse modo, este texto é uma forma de “comemorar” os 31 anos da “absolvição” do herege de Florença.

Galileo di Vincenzo Bonaiuti de Galilei (15 de fevereiro de 1564 – 8 de janeiro de 1642) foi um astrônomofísico e engenheiro italiano. Eventualmente, foi descrito como um polímata. Em vários idiomas e línguas é referenciado como Galileu. Nasceu na cidade de Pisa, então parte do Ducado de Florença. Galileu foi chamado de pai da astronomia observacional, da física clássica da era moderna, do método científico, e da ciência moderna. Sua defesa do heliocentrismo copernicano ( a Terra girando sobre seu eixo e em torno do Sol ) encontrou oposição dentro da Igreja Católica e de alguns astrônomos. O assunto foi investigado pela Inquisição Romana em 1615, que concluiu que o heliocentrismo era tolo, absurdo e herético, pois contradizia a Sagrada Escritura.

Fonte: Wikipedia (Inglês)

Um Herege

Surpreendentemente, no Brasil e no mundo, menos de 20 anos após a “absolvição” de Galileu, surgiram inquisidores cristãos. É provável que este povo, por não aceitar a absolvição da Igreja Católica, resolveu fazer suas peripécias. Desse modo, foi assustador ver nos últimos anos grupos de pessoas defendendo a terra plana. Fiquei mais do que apreensivo e com enorme preocupação, afinal, eu poderia me tornar um herege.

O Caso Galileu

Galilei era brilhante, entretanto, em 1615 foi alvo de uma investigação injusta da Igreja Católica que contou com apoio de outros cientistas. Assim sendo, sofreu uma condenação que traduziu a ignorância dos poderosos à época.

Galileu afirmava que a Terra girava sobre seu próprio eixo e ao redor do sol. Atualmente, ele diria que a terra não capota e é redonda.

Após um julgamento, a Inquisição, o considerou “veementemente suspeito de heresia” e o forçou a se retratar. Ele passou o resto de sua vida em prisão domiciliar e, atualmente, teria uma tornozeleira eletrônica.

Pensar fora da caixinha e se manifestar era motivo de ir para a fogueira. Contudo, Galileu safou-se com uma retratação, para ter sua absolvição plena somente 320 anos depois da sua condenação.

Retratação

Mesmo em prisão domiciliar, o cientista-astrônomo produziu trabalhos que são referência no planeta inteiro. Contudo, p crime do herege exigiu dele uma retratação absurda.

Reprodução (livre tradução)

Após uma liminar ter sido judicialmente intimada a mim por este Santo Ofício, no sentido de que devo abandonar completamente a falsa opinião de que o sol é o centro do mundo e imóvel, e que a terra não é o centro do mundo, e movimentos, e que não devo manter, defender ou ensinar de qualquer forma, verbalmente ou por escrito, a referida falsa doutrina, e depois de ter sido notificado a mim que a referida doutrina era contrária à Sagrada Escritura – eu escrevi e imprimi um livro em que discuto essa nova doutrina já condenada, e aduzo argumentos de grande contundência a seu favor, sem apresentar nenhuma solução para estes, e por isso fui declarado pelo Santo Ofício como veementemente suspeito de heresia, isto é, de ter sustentado e acreditado que o Sol é o centro do mundo e imóvel, e que a terra não é o centro e se move: Portanto, desejando remover das mentes de Vossas Eminências e de todos os cristãos fiéis esta veemente suspeita, justamente concebida contra mim, com coração sincero e fé não fingida, abjuro, amaldiçoo e detesto os erros e heresias acima mencionados, e geralmente todos os outros erros, heresia, e seita qualquer contrária à dita Santa Igreja, e juro que no futuro nunca mais direi ou asseverarei, verbalmente ou por escrito, qualquer coisa que possa dar ensejo a semelhante suspeita a meu respeito; mas se eu conhecer algum herege, ou pessoa suspeita de heresia, eu o denunciarei a este Santo Ofício, ou ao Inquisidor ou Ordinário do lugar onde eu estiver. Além disso, juro e prometo cumprir e observar em sua integridade todas as penitências que me foram ou serão impostas por este Santo Ofício. E, no caso de eu infringir (que Deus me livre) qualquer uma dessas minhas promessas e juramentos, eu me submeto a todas as penas e penalidades impostas e promulgadas nos cânones sagrados e outras constituições, gerais e particulares, contra tais delinquentes. Então me ajude Deus, e estes seus Santos Evangelhos, que toco com minhas mãos. Eu, o dito Galileu Galilei, abjurei, jurei, prometi e me obriguei como acima; e em testemunho da veracidade disso, subscrevi de próprio punho o presente documento de minha abjuração e o recitei palavra por palavra em Roma, no Convento de Minerva, neste vigésimo segundo dia de junho de 1633“.

A retratação (22 de junho de 1633) conforme citado em O Crime de Galileu (1955) por Giorgio de Santillana, p. 312 .

Livre Pensar

Live pensar, nos tempos atuais, não é somente livre pensar, em muitos casos não é possível nem se expressar. Imaginemos se, por exemplo, alguém que afirmou a teoria da Terra ser redonda tivesse condenação pela igreja dos neopentecostais? Será que somente daqui a 300 anos poderia ter uma absolvição?

Se Galileu foi um brilhante cientista, astrônomo e polímata e, mesmo assim, sofreu uma condenação secular, o que será de nós, pobres mortais?

Em suma, a ignorância que reina nas redes sociais, que condena pessoas em segundos a partir de fake news, está voltando à Idade das Trevas. Inegavelmente, os discípulos terraplanistas não imaginam o que é sofrer uma condenação para satisfazer a estultice e hipocrisia de ímpios. Por mais que façamos tentativas de levar conhecimento a todas pessoas, muitos se calam e preferem a mentira.

 

Imagem: Entre sem bater – Galileo Galilei – Um Herege

Nota do Autor

Reitero, dentre outras, o pedido feito em muitos textos deste blog e presente na página de “Advertências“.

  • Os textos de “Entre sem bater” são opinativos/informativos, inquestionavelmente com o objetivo de estimular a reflexão e o debate.
  • Sugestões, indicações de erro e outros, uma vez que tenham o propósito de melhorar o conteúdo, são importantes. Basta enviar  comentários via e-mail para pyxis at gmail.com, página do Facebook, associada a este Blog, ou perfil do Twitter.
  • Alguns textos sofreram revisão, outros ainda apresentam erros (inclusive ortográficos) e sofrerão correção à medida que tornam-se erros graves (inclusive históricos).
  • Algumas passagens e citações podem parecer estranhas mas fazem parte ou referem-se a textos ainda inéditos.

Agradeço a todos e compreendo os que acham que escrevo coisas difíceis de entender, é parte do “jogo”.

Deixe um comentário